Os linfonodos lombares ou retroperitoneais estão comummente localizados ao redor da aorta abdominal e da veia cava inferior, formando três grupos distintos: lombar esquerdo (para-aórtico), lombar direito (para-caval) e linfonodos intermediários. Este último grupo está situado entre os dois grandes vasos abdominais.
ausência de linfonodomegalias retroperitoneais detectáveis As linfonodomegalias cervicais são consideradas o aumento do volume do pescoço no indivíduo.
DEFINIÇÃO: Retirada dos linfonodos da região retroperitonial, é um procedimento cirúrgico de grande porte e que confere considerável morbidade adicional a pacientes portadores de neoplasias.
A cirurgia de retirada dos linfonodos axilares é conhecida por linfadenectomia axilar ou esvaziamento axilar ou linfadenectomia. O procedimento retira os linfonodos presentes na região axilar. Normalmente são retiradas cerca de 10 a 20 gânglios, porém este número pode variar.
A Linfadenectomia Cervical, ou Esvaziamento Cervical, é o procedimento cirúrgico realizado para a remoção em bloco dos grupos de linfonodos, vasos linfáticos e do tecido fibrogorduroso adjacente que compõem as principais vias de drenagem da cabeça e do pescoço.
A prostatavesiculectomia radical é uma das opções, e envolve a retirada de toda a próstata, e também das vesículas seminais. Atualmente, existem diversas formas de realizar o procedimento: Cirurgia aberta: realizada através de uma incisão abaixo de umbigo de 15 a 20 cm.
Prostatectomia radical retropúbica. Nessa técnica, o cirurgião faz uma incisão na parte inferior do abdome, do umbigo até o osso púbico. Esse procedimento é feito com anestesia geral, anestesia raquidiana ou peridural com sedação.
A prostatectomia radical pode ser realizada por via aberta tradicional, através de um corte na região inferior do abdome ou no períneo. Ela ainda pode ser feita por vias chamadas minimamente invasivas, isto é, as vias laparoscópica e robótica.
Cirurgias Laparoscópicas O tratamento considerado padrão tem sido a cirurgia radical, que consiste na remoção da próstata (prostatectomia) além da vesícula seminal; em alguns casos, faz-se a linfadenectomia pélvica (retirada de gânglios).
Nas prostatectomias em geral (cirurgias de próstata com robô) os custos dos pacotes para o paciente giram entre 20 a 25 mil reais na sua grande maioria. O paciente precisará contabilizar a mais nessa conta os valores da equipe médica, que aqui não estão considerados e podem apresentar variações.
A cirurgia é realizada nos casos de câncer de próstata pois seu objetivo é retirar todo o tumor maligno - e essa é a única maneira de obter êxito. Entretanto, em alguns casos, ela pode ser indicada para a hiperplasia prostática, doença definida pelo crescimento anormal da próstata.
Abdominoplastia ou Lipoaspiração: qual a melhor opção para obter a tão sonhada 'barriga perfeita' Você quer um abdomen mais bonito e bem definido? Uma cirurgia plástica pode ser a solução. As duas principais cirurgias indicadas para melhorar a aparência do abdômen são a lipoaspiração e a abdominoplastia.
As cirurgias abdominais altas, como também são conhecidas, estão geralmente associadas à disfunção diafragmática, a qual se caracteriza por reduções de volumes e capacidades pulmonares, o que propicia o aparecimento de complicações pulmonares pós-operatórias.
A cicatriz da Abdominoplastia localiza-se horizontalmente logo acima da implantação dos pelos pubianos, estendendo-se lateralmente, e será maior ou menor dependendo do volume a ser corrigido.
Normalmente depois de 14 dias a paciente já esta liberada para voltar a andar normalmente. Porém recomendo seguir as recomendações do seu cirurgião. Solicitamos a paciente que ande curvada e que vá ficando cada dia mais ereta até que com 2 semanas ande normalmente.
Correção de cicatriz de abdominoplastia Os tratamentos incluem o uso de cremes específicos, a aplicação de corticoide injetável, o congelamento por criocirurgia e a cirurgia de reparo de cicatriz. A escolha só pode ser feita depois de uma avaliação médica.
As cirurgias plásticas não devem ser realizadas no momento do parto ou no período pós parto recente. Após o parto, a mulher está em fase de regressão do inchaço da gravidez, regressão uterina, e sob efeito de alterações hormonais, com o corpo retornando ao estado normal.
A abdominoplastia após a gravidez independe do tipo de parto, podendo ser feita igualmente em mulheres que deram à luz por parto normal ou por cesariana.
Para abdominoplastia geralmente recomenda-se um período de cerca de um ano após o parto, geralmente sem maiores relações com a lactação. A amamentação em si irá influenciar pouco no abdome, ela vai ter mais influência sobre as mamas mesmo.
Abdominoplastia A abdominoplastia é a cirurgia plástica recomendada para remoção do excesso de pele e flacidez na região abdominal. Esse procedimento pode ter custos que variam de R$ 12.
O custo de uma abdominoplastia e lipoaspiração pode variar entre 8 mil até 20 mil reais dependendo da especificidades dos procedimentos e técnicas que serão utilizadas na operação. Dependendo da motivação ou necessidade, alguns planos de saúde cobrem parcial ou integralmente o valor da lipoabdominoplastia.