A dica é deixar a glande exposta --fora do prepúcio-- a maior parte do tempo possível. "O roçar da glande no tecido da cueca vai fazer com que ela perca a sensibilidade excessiva", aponta o médico, que também sugere o uso de uma bucha na hora do banho. "Se não melhorar, converse com o urologista."
Isso é normal? A glande é a região do pênis mais sensível, pois ela é muito inervada para que as sensações de estímulo sexual geradas pelo toque sejam convertidas em impulsos nervosos para facilitar a ereção completa até vir a ejaculação.
Para limpar completamente o pênis é preciso puxar o prepúcio (pele que recobre a glande ou cabeça do pênis) até o aparecimento total da glande, lavando com água e sabão ou sabonete até sair o esmegma. O esmegma é uma secreção branca composta de células descamadas da pele e óleos produzidos por glândulas penianas.
É mais comum em homens com fimose, mas pode ocorrer em qualquer pessoa com prepúcio, se este não é regularmente recolhido para limpar a glande. A maioria dos especialistas acredita que o esmegma em si, provavelmente não causa câncer de pênis, mas pode irritar e inflamar o pênis, o que pode aumentar o risco da doença.
O tratamento depende da causa subjacente ao problema. Geralmente inclui a administração de antibióticos sistêmicos e/ou tópicos. Nos casos em que existe uma produção excessiva de pus no pênis no cachorro, pode ser aconselhado fazer uma lavagem com água morna, iodo diluído ou clorexidina.
O esmegma é uma secreção amarelada ou esverdeada formada pelos restos de células e sujeira que se acumulam nos órgãos genitais, que o cão geralmente elimina diariamente.
Secreção pode ser esmegma canino, que é uma condição normal “Essa secreção é chamada de esmegma canino e é uma condição fisiológica que ocorre devido ao acúmulo de restos celulares e sujidades nos órgãos sexuais do cão, mas não indica nenhuma doença”, explica.
Modo de usar Massagear a pelagem para melhor penetração na pele. Deixar o produto agir de 5 a 10 minutos. Enxaguar corretamente o animal com água morna e limpa. Caso necessário, repetir a aplicação para uma melhor eficácia do produto.
No caso de abscessos menores, normalmente é suficiente que o veterinário faça uma pequena incisão para abri-los para que, depois, o tutor desinfete a lesão com produtos como a clorexidina duas vezes por dia. Para nódulos maiores, se prescreve antibiótico para abscesso em cães.
3 Remédios caseiros para curar um Abscesso mais rápido