Quando a Taxa Selic for igual ou inferior a 8,5%, a poupança pagará 70% da Selic + a Taxa Referencial (TR), que, nos últimos anos, tem sido zero. Quando a Taxa Selic for superior a 8,5%, a poupança pagará 0,5% ao mês + a Taxa Referencial (TR).
Cálculo da taxa referencial R (Redutor): calculado pela fórmula: R = (a+b) x TBF; Variável “a”: o valor fixo de 1,005, determinado na criação da TR, Variável “b”: seu valor depende do resultado da TBF divulgada mensalmente pelo BC.
Taxa referencial (TR) é um índice de correção monetária aplicada para corrigir os valores de poupança, FGTS e financiamento imobiliário.
Como funciona o financiamento imobiliário pelo IPCA? ... Já os juros da nova linha de crédito, que passa a ser indexada ao IPCA, terão taxas fixas entre 2,95% e 4,95% ao ano. A modalidade financiará até 80% do valor do imóvel e terá um prazo máximo de 360 meses.
IPCA no financiamento imobiliário Os bancos cobram uma porcentagem de juros que varia, em média, entre 8% e 10% ao ano mais TR nas suas principais linhas de crédito imobiliário, para compra de imóveis novos ou usados.
Já o IPCA é o famoso Índice de Preços ao Consumidor Amplo, obtido mensalmente pelo IBGE para controlar a inflação brasileira. Ele é o responsável por tabelar os preços de produtos básicos, além de influenciar a Taxa Selic, ou seja, os investimentos e os financiamentos imobiliários também incidem sobre ele.
Como é calculado o IPCA hoje
Muitos títulos são remunerados com base no valor do IPCA. As variações deste índice estão atreladas a outras variáveis da economia, como a taxa básica de juros, a taxa Selic....Peso dos setores no cálculo do IPCA.
Confira a rentabilidade de cada título