Obtém-se as tensões dividindo-se as forças medidas nas prensas pela área da seção transversal da barra, e a deformação (alongamento específico) dividindo-se o alongamento pelo comprimento ao longo do qual ocorre a deformação.
Objetivos da Resistência de Materiais. Princípios fundamentais: Lei de Hooke; hipótese das pequenas deformações; princípio da sobreposição de efeitos; princípio de S. Venant; hipótese das secções planas. ... Trabalho de deformação.
CIÊNCIAS DOS MATERIAIS – 6CIDM Cisalhamento Puro 3 Cisalhamento Um elemento submete-se a esforço de cisalhamento, quando sofre a ação de uma força cortante. Denomina-se força cortante, a carga que atua tangencialmente sobre a área da seção transversal da peça.
substantivo masculino Ação de cisalhar, de cortar ou de causar deformação; corte.
Tensão de cisalhamento, tangencial, ou ainda tensão de corte ou tensão cortante é um tipo de tensão gerado por forças aplicadas em sentidos opostos, porém em direções semelhantes no material analisado. Exemplo: a aplicação de forças paralelas, mas em sentidos opostos.
TRAÇÃO – solicitação que tende a alongar a peça no sentido da reta de ação da força aplicada. ... CISALHAMENTO – solicitação que tende a deslocar paralelamente, em sentido oposto, duas seções de uma peça (força cortante).
Tensão de cisalhamento, tensão tangencial, ou ainda tensão de corte ou tensão cortante é um tipo de tensão gerado por forças aplicadas em sentidos iguais ou opostos, em direções semelhantes, mas com intensidades diferentes no material analisado.
O momento fletor representa o efeito de flexão (ou dobramento) em uma seção transversal de uma barra. Esforços cortantes Esforços cortantes são positivos quando, entrando com as forças à esquerda de uma seção transversal, a resultante das forcas na direção transversal for no sentido para cima.
Para carga distribuída o diagrama de esforço cortante é uma linha inclinada (no valor da carga distribuída). Quanto maior o valor da carga, maior será a inclinação. Observa-se na seção onde o esforço cortante é nulo, ali será o valor para momento fletor máximo.
O momento fletor é um esforço ao qual tende a “curvar” uma viga, por exemplo. ... O momento torçor tende a torcer o objeto, um parafuso quando é acochado recebe este momento, a tendencia de girar para um lado e a porca girar para outro.
Para encontrar o momento fletor interno basta cortar a viga num ponto qualquer. Neste exemplo vou usar o ponto “C” da viga conforme mostrado na figura abaixo.
Na engenharia de estruturas há um esforço conhecido por Momento Fletor que pode ser “positivo” ou “negativo” e são as armações que tem a função de combater esses esforços, por isso, são chamadas de “armadura positiva” e “armadura negativa”.
Para calcularmos o momento máximo, em teoria, temos que fazer a derivada da equação (-4X²+16X) e igualarmos a zero, dessa forma estamos calculando qual a posição em que a inclinação da reta é nula, em uma parábola isso só acontece em um único ponto.
O módulo do momento (M) é definido como sendo o produto do módulo da força (F) pela distância (d) entre a linha de ação da força e o eixo. A unidade de momento de uma força no sistema internacional de unidades é N.m.
Qual o momento fletor máximo (em módulo) desenvolvido na viga? A M=1,456 kN. m B M=2,681 kN.
Como usar o Ftool
Para Fy coloque uma carga de -50kgf (a soma dessa carga para as duas treliças é -100 kgf), como definido em edital. Atenção pois no programa a unidade é kN e a força tem que estar negativa, para que seja aplicada de cima para baixo. Selecione o nó no meio da treliça e clique no botão para aplicar.
O Ftool é um software de cálculo estrutural que se destaca pela sua simplicidade e vertente prática. Permite executar cálculos de estruturas planas de forma rápida e bastante intuitiva, evitando a necessidade de recorrer a programas mais complexos quando é necessário obter esforços e deformações de estruturas simples.
Como exemplo para a inserção de um carregamento concentrado, seleciona-se o nó como descrito no item 4. Em seguida, clica- se no botão de carregamento ou momento concentrado e automaticamente surgirá um novo menu no lado direito da janela onde criaremos o carregamento desejado.
Ctrl+C ("clicando" com o mouse antes na tela principal para deixar o foco nela). Isso vai copiar toda a imagem da tela principal do FTOOL para o Clipboard (Área de transferência). Observe que toda a imagem vai ser copiada e não somente os objetos que estiverem selecionados naquele instante.
Ferragem posicionada na parte superior da laje. Sua função é fazer a ligação entre lajes e vigas proporcionando rigidez e monoliticidade ao conjunto dos elementos estruturais. Serve também para combater as fissuras, evitando assim sua oxidação, que leva a processos de corrosão.
Armadura negativa : também chamada de negativo, é a armadura situada na parte superior das lajes e vigas, responsável por resistir à tração proveniente dos momentos negativos; ... Armadura transversal : peças paralelas, dispostas no sentido da menor dimensão do elemento estrutural.
Para resistir a momentos negaticos, adicionar no topo das vigotas, ferros negativos no apoio da laje em alvenaria ou viga armada. Usar o ferro 1/5 o tamanho do vão. Veja detalhamento ao lado e consultar detalhamento.
Ferro inicial para laje deve ser 4.