Alburno indistinto, cerne róseo quando recém cortado passando a amarelo-rosado com o tempo, uniforme ou com veios mais escuros; sem brilho; cheiro imperceptível e gosto ligeiramente amargo; densidade média; moderadamente dura ao corte; grã direita ou revessa; textura fina.
As melhores sugestões que podem ser dadas para preservar a qualidade e resistência da madeira são que a mesma seja lixada de forma suave, preferencialmente com lã de aço e, após este processo, que também seja submetida à aplicação da cera de carnaúba.
Como plantar: Colocar as sementes para germinar, logo que colhidas, em canteiros contendo substrato organo-argiloso; cobri-las levemente com substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia, mantendo-as em ambiente sombreado. A taxa de germinação geralmente é superior a 70%.
A peroba-rosa (nome científico: Aspidosperma polyneuron) é uma espécie de árvore da família das apocináceas. É muito utilizada em carpintaria, na fabricação, entre outros objetos, de vigas, escadas, tacos e de móveis pesados. Essa espécie encontra-se na lista das espécies para conservação no Brasil e na Venezuela.
Viga de madeira peroba 15x5 cm com 4 metros de comprimento R$ 40,00 o metro.
Ocorrência e características Apresenta folículos clavado-oblongos. Nativa da floresta clímax, mas que também pode ser encontrada em formações vegetais abertas, a peroba fornece madeira de cor rosa, embora conste outro tipo de tonalidade alaranjado.
Informações sobre madeiras
Significado de Peroba substantivo feminino Designação comum a várias árvores cuja madeira é aplicada principalmente na construção civil. adjetivo, substantivo masculino e feminino [Figurado] Indivíduo maçante, importuno.
Madeira serrada e roliça: a madeira de peroba-rosa, por ser de resistência mecânica e retratibilidade médias, era muito usada na indústria de móveis e indicada, principalmente, em construção civil, para caibros, ripas, forro, marcos de portas e janelas, venezianas, portões, rodapés, molduras, tábuas; construção naval e ...
A mirindiba é usada pela população para o tratamento de algumas doenças, como tumores, doenças no trato gastrointestinal e aftas. ... Ela realiza pesquisas com produtos naturais para a descoberta de alternativas terapêuticas para o tratamento de doenças infecciosas, como no caso, a candidíase.
Peroba-brava (Clethra laevigata) Peroba-café (Clethra laevigata) Peroba-cetim (Aspidosperma macrocarpon) Peroba-comum (Aspidosperma polyneuron)
700 anos
Casca de árvore é indicada para combater infecções causadas por picadas de inseto. Também conhecida como Peroba-amargosa, a Peroba-rosa é indicada para combater infecções causadas por germes e picadas de insetos, especialmente contra a malária.
Características morfológicas: Árvore de 20-40 m de altura. tronco de 40-80 cm de diâmetro, dotado de fissuras profundas. folhas compostas por 5 folíolos dispostos na extremidade da haste de sustentação, de 7-10 cm de comprimento, de onde saem de um mesmo ponto.
A Peroba de Campo é nativa da Mata Atlântica e ocorre no Sul da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e norte do Rio de Janeiro. Seu nome científico é paratecoma peroba, da família das bignoniaceae. Muito conhecida como ipê-peroba, peroba-amarela e ipê-baiano.
Há outros tipos de madeira como o pinus e o eucalipto que são bem mais baratos do que o cambará, mas a qualidade também não é a mesma. ... O eucalipto é uma boa madeira, mas racha facilmente e portanto é preciso ter cuidado com o uso dela na cobertura da casa.
Sua casca é usada na medicina popular em forma de chá, como tônico para pessoas debilitadas, adstringente, no combate à febre, disenterias e artrite (Franco,1997). Espécie recomendada para leucorréia, e também para lavagem feridas, úlceras e inflamação dos testículos.
CEDRO, ÁRVORE SAGRADA DO LÍBANO. Os cedros foram citados 85 vezes na Bíblia e cantadas por poetas, profetas e historiadores. Numa altura de quase dois mil metros de altitude, os cedros do Líbano fascinam pela sua majestade e seu verde eterno.
O cedro do Líbano é mais que uma árvore, ele é o símbolo do Líbano. O cedro foi escolhido como emblema da bandeira libanesa por simbolizar força e imortalidade. Embora existam muitos tipos de cedros, o Cedro do Líbano ou Cedrus libani é a espécie mais velha e mais forte, podendo viver ao longo de centenas anos.
As Palmeiras florescem numerosas vezes, em abundância, o ano inteiro, em todas as estações. Os insetos, especialmente as abelhas, encontram ali alimento e contribuem com a polinização. Depois das flores, os frutos. Sendo “Cristão palmeira”, os frutos são abundantes o ano inteiro, independente da estação.