A primeira geração modernista ou primeira fase do modernismo no Brasil é chamada de "fase heroica" e se estende de 1922 até 1930. Lembre-se que o modernismo foi um movimento artístico, cultural, político e social bem amplo.
Essa fase teve início em 1922, com a Semana de Arte Moderna e se estendeu até 1930. Período em que surgiram alguns grupos como o Pau-Brasil, Antropófago e Verde-Amarelismo, a Fase Heroica evidenciou uma ruptura com o passado na linguagem literária. Os artistas passaram a valorizar o cotidiano e a liberdade formal.
Geração de 22 – Ficou também conhecida por Geraçaõ de 22. ... Guerra ao passado – O período de 1922 a 1930 é o mais radical do movimento modernista, justamente em conseqüência da necessidade de definições e pela repugnação a todas as estruturas do passado.
A história oficial da arte brasileira considera a Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo no ano de 1922, como o ponto de partida do Modernismo no Brasil. Porém, nem todos os participantes desse evento eram modernistas: Graça Aranha, um pré-modernista, por exemplo, foi um dos oradores.
O Modernismo tem início no Brasil a partir da Semana de Arte Moderna de 1922, que aconteceu em São Paulo, no centenário da Independência. Influenciados pelos “ismos” europeus — cubismo, futurismo, dadaísmo etc.
A geração 22 era também denominada “heroica”. Seu objetivo era estabelecer novos paradigmas de arte assim trazendo aspectos europeus.