O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. ... O movimento atinge o auge artístico a partir de 1760, principalmente com a variação rococó do barroco mineiro. Durante o século XVII a Igreja teve um importante papel como mecenas na arte colonial.
Movimento artístico que teve início na Europa no século XVI Caracterizado por uma estética rebuscada, com requinte e excesso de adornos, o estilo barroco dominou a arquitetura, a literatura, a pintura e a música no século XVII e as primeiras décadas do século XVIII.
c) O Barroco apresenta, como característica marcante, o espírito de tensão, conflito entre tendências opostas: de um lado, o teocentrismo medieval; de outro, o antropocentrismo renascentista. ... e) O barroco caracteriza-se pela sintaxe obscura, uso de hipérbole e de metáforas.
Além desse contraste entre o claro e o escuro, a pintura barroca também dava ênfase ao movimento, à impressão de uma cena em ato; bem ao contrário da pintura renascentista, que traçava um plano fixo, estático. ... Contudo, os artistas do período barroco não se restringiam aos temas da tradição católica.
Ela mantém os valores da religião retratada, mas não é destinada à realização do culto divino; reflete a vida e a devoção religiosa do artista, particularmente. Sem ela, não há arte sacra. Suas manifestações geralmente estão fora dos lugares de cultos e rituais religiosos.
A arquitetura barroca rejeitou a simetria do Renascimento, quis mostrar e destacar o dinamismo e a imponência, reforçados pela emotividade. Caracterizou-se por exagero, irregularidade das formas, contraditório, pelo dramatismo, movimento, abundância das linhas curvas, jogo de luz e sombra e recurso da ilusão de ótica.
A construção de templos ricamente ornamentados e com formas exuberantes contrastava com a simplicidade do estilo renascentista, que reinava até então. Assim, nas igrejas barrocas os altares e os púlpitos eram decorados com extravagância, recobertos por espirais, flores, monstros e anjinhos de cabelos encaracolados.
Os principais atributos da pintura barroca são a composição simétrica, o equilíbrio da arte renascentista e o contraste de claro-escuro. ... Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava intensificar a sensação de profundidade.
A principal diferença entre arte jesuítica e a Arte Barroca é o grau de sofisticação, já que o Barroco é uma escola artística mais recente que a Companhia de Jesus, tendo a Companhia surgido em 1534 e o Barroco só no final daquele mesmo século.
A conexão entre a arte barroca e religião Assim como para a igreja católica, que fez uso do estilo como um mediador entre o mundano e o divino, atuando em defesa da fé cristã. Tanto a arte quanto a religião eram vistos como meios que guiavam o fiel para estados de espírito semelhantes.
A arte barroca tem como uma das principais características a mistura de extremos. Chamado de culto do contraste, as obras misturam opostos como divino e humano, bem e mal, Deus e diabo, tristeza e alegria, divino e carnal, entre outras.
A arte barroca foi o estilo que sucedeu o Renascimento, ambos os estilos compartilhavam do gosto pela antiguidade clássica. ... A Igreja Católica com o intuito de frear as ideias protestantes, buscou através da arte um meio de reafirmar os valores cristãos.
A arte barroca procura comover intensamente o espectador. Nesse sentido, a Igreja se converte numa espécie de espaço cênico, num teatro sacrum onde são encenados os dramas. O Barroco é o estilo da Reforma católica também denominada de Contra-Reforma.
A)Representava os dramas da vida cotidiana. B)Historicamente o Barroco representava momentos bíblicos, retratando sempre pessoas em movimento, cenas trágicas e muitas alegorias em uma só imagem. ... E)Era dramática, pois estava sempre representando a morte.
A arte gótica é considerada como uma expressão do triunfo da Igreja Católica durante a Idade Média, já que era uma expressão artística notadamente religiosa. O estilo gótico era contraposto ao estilo arquitetônico românico, anteriormente em voga nas construções medievais, principalmente em mosteiros e basílicas.
As características essenciais da pintura românica foram a deformação e o colorismo. A deformação, na verdade, traduz os sentimentos religiosos e a interpretação mística que os artistas faziam da realidade. A figura de Cristo, por exemplo, é sempre maior do que as outras que o cercam.