Ética é a ciência que tem por objetivo os atos morais, produzidos pela vivência prática dos valores determinado em um grupo social em um tempo e espaço; os atos éticos são exclusivos dos homens que ao agir consciente, livre e responsável caracteriza as condições fundamentais o ato moral.
Podemos resumir a ética dos antigos em três aspectos principais: a natureza, a cultura e a história. o racionalismo, o naturalismo e a inseparabilidade entre ética e política. a interiorização do dever, a razão e a vontade legisladora universal do agente moral. a lei divina revelada, a idéia de dever e a intenção.
Ao pensar em ética é importante destacar quatro princípios fundamentais que se encontram intrinsecamente ligados a ela: consciência, responsabilidade, liberdade e autonomia.
A ética kantiana é a ética do dever, autocoerção da razão, que concilia dever e liberdade. O pensamento do dever derruba a arrogância e o amor próprio, e é tido como princípio supremo de toda a moralidade. KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes e Outros Escritos.
Segundo Kant, a capacidade que o homem tem de diferenciar o certo do errado é inata, ou seja, já nasce com ele. Sendo assim, a moral humana independe da experiência, pois já nascemos com ela. Trata-se de uma questão de dever, ou seja, é dever do ser humano agir moralmente, faz parte de sua natureza. ...
A Ética consequencialista está latente na obra de Maquiavel, eis que em diversos momentos o autor traz a importância de alcançar os fins, as consequências nos atos praticados sob pena de inclusive não serem considerados os fins éticos.
Kant - teoria do conhecimento - A síntese entre racionalismo e empirismo. O filósofo alemão Immanue Kant responde à questão de como é possível o conhecimento afirmando o papel constitutivo de mundo pelo sujeito transcendental, isto é, o sujeito que possui as condições de possibilidade da experiência.
Assim, a filosofia moral kantiana seria uma teoria unilateral que se resume a ficar concentrada tão somente em questões de fundamentação, enquanto a ética do discurso busca fugir dessa limitação. Por isso, a ética do discurso é uma teoria reconstrutiva das próprias condições do entendimento.
As leis universais, para Pecotche, são reflexos (consequência) do pensamento do Criador Universal, que governa o mundo por meio de tais leis, invariáveis para todos. SegundoPecotche, as leis universais são absolutamente justas, ao contrário das leis humanas, que se caracterizam pelas suas imperfeições.
Leis Universais da Teoria Geral de Sistemas “Todo sistema se contrai, ou seja, é composto de subsistemas (e isto ocorre infinitamente)”. Os elementos de um sistema são também sistemas. Por exemplo, o motor de um carro também é um sistema. E desta forma, cada subsistema também possui as 4 características básicas.
As 7 Leis que Regem o Universo: uma reflexão sobre os princípios esquecidos – por Elisson Gualtieri Ferreira