Do ponto de vista quantitativo, fala-se do fluxo de urina (medido em litros / dia, mililitros / dia ou mililitros / minuto). O fluxo urinário e o fluxo de diurese são sinônimos. Um fluxo urinário normal compreende entre 800 ml e 1500 ml por dia, dependendo da quantidade de fluido que é absorvida.
Num adulto normal de peso médico, geralmente, tende a situarse entre os 1 000 e os 2 000 ml por dia, quantidade que costuma ser eliminada entre quatro a seis micções. No entanto, existem várias doenças que podem provocar uma alteração na quantidade de urina produzida e/ou no número de micções.
Micção:emissão natural urinária ocorrendo o esvaziamento da bexiga. Diferenças:diurese é a produção de urina pelo rim e micção é o ato de expelir urina,seja açao voluntaria ou não.
Medir o volume urinário no frasco graduado após cada micção, desprezando a urina em seguida. Observar suas características: odor, cor e aspecto. Anotar no prontuário do paciente.
Disúria é um sintoma clínico caracterizado por uma sensação de dor, ardor, ou desconforto ao urinar. É uma queixa frequente responsável por um percentual significativo de consultas ao médico. Ocorre mais comumente em mulheres, especialmente em mulheres jovens e em pessoas que são sexualmente ativas.
Cranberry: conheça a fruta que combate a infecção urinária.
Outra vantagem importante da água com limão é que ela previne doenças no trato urinário, pois se trata de um diurético natural, aumentando a produção de urina e eliminando bactérias que podem causar infecções.
Para ajudar a tratar a infecção urinária, o mais importante é beber bastante água, que ajuda a produzir mais urina e, assim, favorece a eliminação das bactérias. Desta forma, os alimentos diuréticos, como cebola, melancia, pepino, abacaxi e a cenoura, são aliados no combate à infecção.