O acúmulo excessivo de gases nas alças intestinais promove distensão, também chamada de meteorismo. Quando esses gases são responsáveis por desconforto e/ou dor abdominal e excessiva eliminação pelo ânus, temos um quadro de flatulência. Os gases se acumulam no estômago e são eliminados através da eructação (arroto).
A obstrução intestinal pode ser causada por faixas fibrosas cicatriciais de tecido no interior do abdômen (aderências) que se formam após uma cirurgia, “bolsas” inflamadas ou infectadas em seu intestino (diverticulite), hérnias ou mesmo tumores.
É o aumento no volume do abdomem resultado do acúmulo de gases ou líquidos no intestino. Pode estar relacionado a hábitos alimentares, características individuais ou doenças intestinais como a síndrome do intestino irritável e a constipação intestinal.
Nos primeiros dias, a paciente automaticamente opta por dormir de barriga para cima para evitar sentir dores no local da cirurgia. Essa medida é importante para não exercer muita pressão enquanto os tecidos ainda não se acomodaram. Evite dormir de bruços ou de lado por, pelo menos, 30 dias.
O uso da placa de contenção abdominal é frequentemente recomendado após o 2º dia de cirurgia (até o 7º dia de cirurgia o uso pode ser iniciado); deve ser feito por pelo menos 30 dias e sempre com a pele seca.
Posição. O mais recomendado para pessoas que estão se recuperando de uma cirurgia é dormir de barriga para cima, a menos que a operação tenha sido na região que estará em contato com o colchão nesta posição. Isso faz com que a respiração seja mais fácil, não causando pontos de pressão muito expressivos na pele.
A melhor recomendação para dormir após enxerto no bumbum e mamoplastia de aumento é para dormir de barriga para cima. Mas, essa orientação pode variar de um médico para o outro. De modo geral, solicitam às suas pacientes que não durmam de bruços.
Modo de usar o Kit Placas de Contenção pós Cirúrgica para Abdome + Costas + Cintura
Eu recomendo aos meus pacientes usarem a cinta abdominal por pelo menos 1 mês após a cirurgia. Alguns pacientes se sentem mais confortáveis com a cinta e eu permito que eles usem por até dois meses. Para os meus paciente recomendo uso 24h por dia durante 30 dias.
Usar meia elástica As meias elásticas podem ser usadas entre 10 e 20 dias após a cirurgia e melhoram a circulação sanguínea devido a compressão. Em pacientes com maior risco de desenvolver trombose, o cirurgião plástico pode recomendar a meia elástica de alta compressão.
QUANTO TEMPO PODE USAR MEIA DE COMPRESSÃO? “Geralmente coloca-se a meia de compressão ao acordar e se tira ao final do dia, quando a pessoa for dormir, num prazo de utilização médio de 8 a 12 horas dia”, orienta Debski.
Por quanto tempo é indicado o uso da meia anti trombo após a cirurgia bariátrica ? O protocolo básico para cirurgia em pacientes com risco moderado é de 7 dias de anticoagulante profilático, como clexane 40mg (independente do peso) 1x ao dia e 7 dias de uso de meia elástica de compressão.
As primeiras 48 horas após a cirurgia são as mais importantes, pois é neste período que os trombos costumam se formar. Mas, isso pode acontecer até 14 dias após o procedimento. "Cerca de metade dos pacientes não sentem nada até que o coágulo se desprenda e atinja outra parte do corpo.
Na maioria dos casos, os trombos se formam nas primeiras 48 horas até cerca de 7 dias depois da cirurgia, causando vermelhidão na pele, calor e dor, sendo mais comum nas pernas. Confira mais sintomas para identificar a trombose mais rápido em Trombose Venosa Profunda.
Como prevenir Entre elas: fazer caminhadas regularmente, não fumar, manter o peso controlado, quando estiver em pé e parado fazer movimentos como se estivesse andando, se estiver acamado realizar movimentos com os pés e as pernas, e se ficar sentado por muito tempo movimentar os pés como se estivesse andando.