A sequência numérica que se exige para brincar de amarelinha incentiva a criança a desenvolver o raciocínio lógico matemático. Os saltos ou pulos que as crianças terão que dar, lhes dará mais agilidade, coordenação e força. É uma brincadeira que auxilia o desenvolvimento motor das crianças.
Cada jogador, ao chegar à sua vez, se coloca na frente do diagrama, e atira a pedra na casa número 1, salta sobre a casa onde está a pedra sem pisar na linha, caindo com os dois pés no 2 e no 3, com um pé só no 4 e repetindo essa sequência até ao 10. Ao chegar no 10 ou errar cede a sua vez ao seguinte.
A disputa é iniciada pelos dois times com a marca central do cabo coincidindo com a linha central. O objetivo do jogo é puxar o grupo oponente, fazendo com que ele cruze a linha central com sua marca de quatro metros do cabo. Outra forma de vencer a disputa é conseguir fazer o oponente cometer uma falta.
Não há tempo nem local específicos para identificar a origem do cabo de guerra. O concurso de puxar corda provém de antigas cerimônias e cultos, que são encontrados em todo o mundo, como por exemplo, no Egito, Myanmar, Índia, Bornéu, Japão, Coreia, Havaí e América do Sul.
Dá para pular corda sozinho ou em turma. Na brincadeira coletiva, uma das extremidades da corda é presa em um poste ou em um portão enquanto um participante fica na outra ponta, batendo. Mas também é possível que duas crianças, uma em cada extremidade, segurem e batam a corda para que outras pulem.
Pula Corda No Egito e na China, a brincadeira surgiu de uma necessidade de melhorar o processo de produção de cordas, pois passando a corda em volta do corpo, ficava mais fácil e rápido de trançá-las. Podendo brincar sozinho ou em grupos, a corda de pular fortalece o corpo e ajuda na criação de laços sociais.
Cabo de Guerra Caso você não conheça, é a atividade em que os participantes (mínimo de 2) são divididos em times e cada um pega uma das extremidades da corda. No chão é feita uma marca que identifica o meio da corda. Ganha o time que conseguir puxar o outro até atravessar a marcação no chão.
Ao realizar exercícios intervalados, o metabolismo acelera e há mais queima de calorias. Por isso, se você deseja elevar o nível dos seus pulinhos, pule corda durante um minuto e descanse no minuto seguinte até começar a sentir-se cansado. Isso pode levar de 40 minutos a 1 hora ou mais.