Ao dividirmos um número por outro, o resto da divisão pode ser zero ou não. Se for zero, a divisão é exata; e se não for, é não exata.
O algoritmo da divisão é um método utilizado para dividir um número por outro, obtendo um quociente como resultado e, algumas vezes, um resto.
Enquanto que no Brasil, alguns dos termos sofrem ligeiras alterações: Adição: 2 + 5 = 7 (2: parcela; 5: parcela; 7: soma ou total) Subtração: 7 - 3 = 4 (7: minuendo; 3: subtraendo; 4: resto ou diferença) Multiplicação: 4 x 2 = 8 (4: fator ou multiplicando; 2: fator ou multiplicador; 8: produto)
Os termos numéricos que compõem uma multiplicação possuem nome. ... O primeiro e o segundo termo numérico da multiplicação são chamados de fator, já o resultado da multiplicação recebe o nome de produto.
Numa operação utilizando a multiplicação, o multiplicador e o multiplicando são chamados de fatores, e o resultado é o produto resultante da multiplicação. Os números antes do sinal de igual são os fatores, e o valor após o sinal de igual é o produto.
Observe que o produto é uma fração cujo numerador é obtido através da multiplicação dos numeradores das duas frações e o denominador da fração resultante é obtido multiplicando os dois denominadores das frações iniciais.
Vale lembrar que, na subtração de dois números decimais, deve-se subtrair a parte decimal de um deles com a parte decimal do outro e, da mesma forma, subtrair a parte inteira de um com a parte inteira do outro. Além disso, a subtração deve começar do número mais à direita e seguir o sentido da direita para a esquerda.
19 estratégias para fazer cálculos mentais rapidamente