Portando, discriminação de estímulo significa que um comportamento ocorre na presença de um Sd, mas não na presença de um S∆. Generalização de estímulos O comportamento ocorre da mesma maneira na presença de estímulos diferentes.
O estímulo é definido como uma modificação de alguma parte do ambiente que é percetível por um indivíduo através da excitação de um dos órgãos recetores do organismo, isto é, dos sentidos. ... As modificações ambientais, ou os estímulos, libertam uma quantidade de energia que leva a uma resposta por parte do indivíduo.
Resposta: O sistema sensorial é um conjunto de órgãos dotados de células especiais chamadas de receptores. Através dos receptores, o indivíduo capta estímulos e informações do ambiente que o cerca e do seu próprio corpo. Os estímulos são transmitidos na forma de impulsos elétricos até o sistema nervoso central.
Verificado por especialistas Diante disso, um exemplo de estímulo ambiental poderia ser o "barulho de tiro", que leva o organismo a aumentar a produção de adrenalina, resultando na maior oxigenação do sangue, efetivando a contração muscular.
Dentre termos importantes em psicofísica estão o de limiar absoluto, que é o mínimo de um estímulo que causa uma sensação, e o de limiar diferencial ou diferença no limiar do observável que é a diferença mínima entre dois estímulos para que seja discriminada alguma diferença entre eles.
Embora a adaptação sensorial reduza nossa sensibilidade, ela oferece um importante benefício: ela permite que foquemos em alterações informativas de nosso ambiente, sem nos distrairmos com estímulos constantes não informativos de roupas, cheiros ou barulhos da rua.
A psicofísica usa medidas quantitativas para analisar a relação entre as sensações e percepções causadas por estímulos. A relação entre percepção e psicofísica é importante porque o que uma pessoa percebe é nem sempre indicativo do estímulo.