Começaremos com a diferença entre coordenador e supervisor. Em linhas gerais, enquanto que um supervisor lidera um grupo menor de pessoas, um coordenador possui um leque maior de pessoas sob seus cuidados. É o coordenador que coordena supervisores e não o contrário.
R$ 4.
O supervisor escolar, objeto de pesquisa do presente estudo, cuja função é orientar o grupo de professores, desafiar, instigar, questionar, motivar, despertando neles o desejo, o prazer, o envolvimento com o trabalho desenvolvido e dividindo as alegrias dos resultados obtidos.
O supervisor escolar faz parte do corpo de professores e tem a especificidade do seu trabalho caracterizado pela coordenação – organização em comum – das atividades didáticas e curriculares e a promoção e o estímulo de oportunidades coletivas de estudo.
Enquanto o trabalho do orientador educacional é focado nos estudantes, o do supervisor tem como base os professores. É sua responsabilidade guiar e motivar os docentes, inclusive criando condições para que os educadores continuem em formação e realizem processos de atualização.
64 da LDB vigente, que para exercer o cargo de Supervisor, deve o professor, obrigatoriamente ser graduado em Pedagogia ou pós-graduado em Educação.
Supervisão Pedagógica é responsável pela avaliação do desempenho do docente, sempre voltando-se a uma ótica formadora, reflexiva e interativa. Profissionais da educação, principalmente professores do ensino infantil, básico e secundário, já devem ter ouvido falar no termo supervisão pedagógica.
“Etimologicamente, supervisão significa 'visão sobre', e da sua origem traz o viés da administração, que a faz ser entendida como gerência para controlar o executado. Dessa forma, quando transposta para a educação, passou a ser exercida como função de controle no processo educacional." (FERREIRA, 2008, pág. 238).
A supervisão, quando sistematizada, deve ser compreendida como um processo que envolve planejamento, execução e avaliação das atividades realizadas, por meio da utilização de técnicas e instrumentos que visem aferir eficiência, eficácia e efetividade, proporcionando o desenvolvimento da capacidade individual, grupal e ...
Tipos de Supervisão
Supervisionar é acompanhar de perto um trabalho ou uma tarefa realizada por outra pessoa, é o ato de acompanhar as atividades de modo que estas sejam realizadas de forma satisfatória. A supervisão só pode ser exercida se for executada de maneira próxima. Não existe supervisão à distância.
A supervisão direta consiste, pois, no acompanhamento direto do profissional de campo e a orientação e avaliação permanentes do professor supervisor. Portanto, a responsabilidade ética e técnica da supervisão direta é tanto do supervisor acadêmico quanto do supervisor de campo.
O Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) publicou no Diário Oficial os parâmetros para implementação, desenvolvimento e certificação para Supervisão Técnica. ... A Supervisão Técnica é uma ação contínua de qualificação profissional, acompanhando os trabalhadores por um período mínimo de seis meses.
Supervisões Técnicas de Saúde (STS) | Secretaria Municipal da Saúde | Prefeitura da Cidade de São Paulo.
O Supervisor do Estágio deve ter formação acadêmica ou experiência profissional na área de conhecimento a ser desenvolvida pelo estagiário, para que possa melhor atuar acompanhando, orientando e controlando as atividades que incumbem ao estudante.
O estágio supervisionado visa proporcionar ao acadêmico a associação do sistema teórico metodológico do Serviço Social à realidade da prática profissional do assistente social nas mais determinadas áreas em que esse profissional intervém e exerce o projeto ético-político do Serviço Social junto a grupos sociais em ...