O xarope de beterraba é um ótimo remédio caseiro para acalmar a tosse devido às propriedades anti-inflamatórias que a beterraba possui. ... O consumo da beterraba cozida, crua ou em forma de sucos ou vitaminas também ajuda a combater a tosse e por isso é indicado aumentar seu consumo enquanto o sintoma persistir.
Para fazer, é só misturar a beterraba cortadinha em cubinhos ou ralada junto ao açúcar, como eu fiz no vídeo. Aí depois é só tampar e deixar descansar fora da geladeira para o açúcar derreter mais rápido. Depois que o açúcar derreter, e virar um mel beeem vermelhinho, já pode usar, e aí deve ser guardado na geladeira.
Passos:
Para preparar, coloque a beterraba e a cebola já picadas dentro de uma vasilha, despeje o açúcar por cima e tampe. Espere pelo menos 24 horas e, então, é só recolher o xarope que fica no fundo do recipiente. Esse remédio natural é um dos mais saudáveis e fáceis de fazer!
Modo de preparo Corte em rodelas a beterraba, as cebolas e as cenouras. Espalhe uma camada de açúcar na superfície de um prato e coloque as rodelas por cima. Siga intercalando plantas e açúcar. Deixe em ar ambiente, em um local protegido, coberto com uma peneira.
O xarope não pode ser ingerido ainda quente e deve ser guardado na geladeira, onde dura 30 dias. Ele deverá ser retirado da geladeira 30 minutos antes de ser consumido e ser devolvido ao eletrodoméstico logo depois de ser utilizado.
Armazene o xarope adequadamente Coloque-o em um vidro, deixe em temperatura ambiente até esfriar, tampe e guarde na geladeira ou em local arejado – quando bem acondicionado, ele dura até seis meses.
Modo de Preparo
Como aproveitar melhor o seu suco de beterraba Para aproveitar melhor as vitaminas, é recomendado consumir o suco logo após prepará-lo. De acordo com especialistas, o melhor horário para tomar a bebida é em jejum, uma hora antes do café da manhã.
Considerado como uma fonte rica em antioxidantes, o suco de cenoura, maçã e beterraba é eficaz no combate de muitas doenças e atua no organismo melhorando a Saúde geral. As propriedades encontradas na bebida fazem bem para os rins, fígado e pâncreas. Além disso, ela fortalece o coração e os pulmões.
A beterraba tem zinco, que turbina o sistema imunológico, defendendo o organismo de infecções. Além disso, ela também combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento das células do organismo, inclusive as que trabalham na prevenção de doenças.
Consumo diário Ultrapassar essa quantidade diariamente pode levar a alguns problemas, como urina e fezes com cor mais escura. Além disso, devemos lembrar que a beterraba é fonte de carboidrato.
A melhor forma de consumir a beterraba é crua, pois a betalaína é sensível ao calor e perde suas propriedades. Fazer um suco de beterraba com laranja é uma combinação perfeita.
Se é macio como um tomate, provavelmente estragou. Se, por outro lado, ainda estiver firme, mas pouco lhe der, provavelmente será bom comer.
No dia a dia explore a beterraba no preparo da salada. A versão cozida pode ser preparada no vapor para conservar ainda mais os nutrientes do alimento. ... Quando for comprar verifique se o alimento está firme. Se ao retirar da geladeira, a beterraba estiver murcha, isso quer dizer que não está mais apta para consumo.
A palpação da cenoura em busca da textura normal é crucial para perceber se a mesma está boa ou estragada. Se a cenoura estiver mole, ou com zonas macias significa que a cenoura está desgastada. Até pode não estar completamente estragada mas é melhor não arriscar uma doença grave.
Guarde a beterraba cozida em recipiente hermético para que não tenha contato com o ar ou embrulhe em papel filme ou papel alumínio, mas é preciso fechar bem. Elas vão durar de 3 a 5 dias na geladeira.
Tire as folhas pretas e coloque as murchas dentro de um pote com água fria e gelo até recuperarem a cor e textura. O truque de colocar as cenouras e beterraba na água também vale para quando elas já estão murchas.
Guarde as folhas e caule em um saquinho plástico ou na gaveta das folhas. Mergulhe as raízes em um vaso ou vasilha com água fria, cubra todas as raízes com água e leve para a geladeira. Desta forma a cenoura vai resistir por até 15 dias na geladeira, crocante e sem perder vitaminas ou sua consistência.
É o caso dos legumes e verduras. Praticamente todas as hortaliças podem ser congeladas. Alguns exemplos são brócolis, cenoura, beterraba, pimentão, berinjela, abóbora, ervilha, vagem e couve-flor. ... O ideal é utilizar verduras e legumes congelados em preparações cozidas ou assadas.
Basta colocar a beterraba debaixo de água corrente. A casca sai como mágica, é só dar uma ajudinha com o dedo mesmo.
– Retire a beterraba com uma escumadeira e coloque imediatamente em uma bacia com água e gelo. Assim ocorrerá o choque térmico, importante para cessar o cozimento, uma vez que mesmo com o fogo desligado o alimento continua sofrendo o processo de cozimento. – Deixe a beterraba na água com gelo até esfriar.
A Dra. Aline faz uma listinha: "Ovo com casca, maionese, batata, creme de leite, queijos cremosos, macarrão sem molho, cremes engrossados, chantilly, iogurte, pudins em geral e alimentos que já foram congelados." Já alguns alimentos fritos podem passar pelo processo de congelamento.
Como exemplo, serão utilizados os seguintes legumes: abóbora-cabotiá, abobrinha, berinjela, brócolis, cenoura, chuchu, repolho e vagem. Eles podem ser congelados por até seis meses.
Tenha o freezer a uma temperatura no mínino -10ºC para poder congelar alimentos cozidos e não perder os seus nutrientes. Use alimentos de qualidade, cozinhe o alimento ainda fresco, não o deixe perdido na geladeira e depois o cozinhe.