É um dos componentes do custo de suprimento. É o custo equivalente à estrutura necessária para que o suprimento funcione ou, o custo por cada entrega que o fornecedor realiza.
Estocagem diz respeito à conservação de materiais em estoque em um lugar próprio para esta atividade. Estocagem de Acesso Controlado – Área dentro da fábrica ou do armazém que possui itens sujeitos a furtos, onde devem ser tomadas medidas de segurança como, por exemplo, divisórias ou outros tipos de enclausuradores.
A estratégia de estocagem envolve pontos como quais mercadorias vendem mais, qual matéria-prima é a mais utilizada e quais itens não podem faltar no estoque, sempre se atentando para que mercadorias não fiquem paradas no estoque, o que geraria prejuízos.
– Estocagem propriamente dita, onde o material se encontra depositado em determinada posição dentro do armazém (“storage”). Portanto, o processo de estocagem faz parte da armazenagem e simplificadamente se encontra entre o processo de recebimento e o processo de separação de pedidos.
Na armazenagem, como um conjunto de atividades necessárias para qualquer empresa industrial ou comercial, encontramos diversas funções, como a recepção, a descarga, o carregamento, a arrumação e a conservação dos materiais, dividindo-os entre insumos, matérias primas, produtos semiacabados e produtos acabados.
Resumidamente, a armazenagem não é apenas um grande armazém onde estão colocadas todas as mercadorias, insumos e matérias-primas de uma empresa, mas sim um conjunto de funções que engloba todas as etapas de movimentação e de estoque dos produtos.