Nesta data, em 1777, aconteceu a assinatura do Tratado de Santo Ildefonso, entre Portugal e Espanha. O Tratado determinava a devolução da Ilha de Santa Catarina para o domínio português. Oito meses antes, a nossa terra tinha sido conquistada pela expedição espanhola de Zeballos.
O Tratado de Badajoz determinava que Portugal não receberia mais em seus portos embarcações vindas da Grã-Bretanha, a Espanha continuaria com o território de Olivença, mas daria à Portugal os territórios conquistados de Campo Maior, Barbacena, Juromenha, Arronches, Portalegre, Castelo de Vide e Ouguela.
Ao tornar-se independente, o Brasil tinha configurado seu território com base no princípio do uti possidetis, com o perfil que lhe haviam dado os tratados de Madri (1750) e de Santo Ildefonso (1777) e as correções decorrentes do Tratado de Badajoz (1801).
O Tratado de Tordesilhas (1494) definiu as áreas de domínio do mundo extraeuropeu. O Tratado de Lisboa (1681) tratou da devolução da Colônia do Sacramento, ocupada pelos espanhóis no ano de sua fundação. ... O Tratado de Badajós entre Portugal e Espanha (1801) incorporou definitivamente os Sete Povos das Missões ao Brasil.
A Expansão Territorial do Brasil ocorreu nos primeiros anos após a colonização do país pelos portugueses. Os bandeirantes foram os protagonistas desse período, ao saíram em expedições para o interior do Brasil em busca de metais preciosos e resgate de escravos foragidos.
Resposta. Depois de descobrirem que havia ouro, quilombos e tribos indígenas para além do Meridiano de Tordesilhas, os portugueses optaram por explorar, empurrando as fronteiras de poder da Coroa no território.
Muitos fatores contribuíram para a ocupação e a expansão do território, desde o século XVI, entre os quais se destacam: A atuação dos bandeirantes, O papel dos Jesuítas e A exploração econômica do território.
A colonização portuguesa no Brasil se efetivou a partir da exploração, povoamento, extermínio e conquista dos povos indígenas (povoadores) e das novas terras.
Os principais fatores que contribuíram para levar a colonização para o interior do Brasil foram o aumento da população e a necessidade de explorar mais recursos naturais.
O avanço da colonização em direção ao Norte do território brasileiro ocorreu em função da maior facilidade de navegação entre a colônia e o Reino de Portugal, além do cultivo da cana-de-açúcar ter dado mais resultados na região nordeste, próxima ao Norte..
Como fatores que influenciaram o Povoamento do Litoral na formação do território brasileiro temos: * 20 pontos A) Economia agroexportadora de produtos primários para Portugal B) Preferência da classe média pelas praias litorâneas C) Favorecimento do solo para plantações D) Infraestrutura privilegiada.
As boas condições de emprego do local, a boa política, a economia e até mesmo o clima. Por exemplo, apesar de o Canadá ser grande, não tem muitas pessoas porque ele é muito frio, principalmente na parte norte.
- desestruturação do sistema produtivo e das instituições indígenas. Com tudo isto (perda de espaço e independência), os indígenas foram se tornando cada vez mais dependentes do "homem branco" o que mais depressa ditou não só a ruptura demográfica e social dos indígenas, mas também as suas raças.
“As invasões dos europeus nas Américas foram nefastas”, opina. Para Alexino o mais grave nesse processo foram os extermínios de vários povos indígenas, configurando-se um dos piores genocídios da humanidade juntamente com a escravização de africanos.
Segundo o investigador, a partir de 1620 e até 1680 há um rápido despovoamento, com uma taxa de mortalidade incrivelmente alta. "Cerca de 87% da população nativa morreu", acrescentou. Uma outra conclusão do estudo é que o impacto do despovoamento teve também consequências no clima e na atmosfera à escala global.
Uma das principais conseqüências da conquista da América pelos europeus foi a chamada “catástrofe demográfica”: a queda vertiginosa da população indígena . ... A civilização maia foi dominada pelos espanhóis a partir de 1523, quando Pedro Alvarado, enviado de Cortés chegou na península de Yucatán, na América Central.
O processo de colonização levou à extinção de muitas sociedades indígenas que viviam no território dominado, seja por meio das guerras, seja em consequência do contágio por doenças trazidas dos países distantes como a gripe, o sarampo e a varíola, que vitimaram, muitas vezes, sociedades indígenas inteiras, em razão dos ...