Como regra geral, o plano de contas é dividido em quatro grandes grupos: Ativo, Passivo, Receitas e Despesas. Os dois primeiros grupos correspondem às contas patrimoniais da empresa, e os dois últimos, às contas de resultado.
Estrutura do plano de contas
A elaboração de um plano de contas para a contabilidade de uma empresa ajuda a direcionar os gastos e as receitas, pois atua com a apresentação de indicadores de desempenho financeiro, essenciais para a saúde e a sustentabilidade do negócio.
O que é e para o que serve o plano referencial? Resumidamente, o plano de contas referencial é o padrão a ser seguido para informar os saldos contábeis com base na Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica – DIPJ. Não se preocupe, não fazemos spam.
É a estrutura básica da escrituração contábil, formada por um conjunto de contas previamente estabelecido, que permite obter as informações necessárias à elaboração de relatórios gerenciais e demonstrações contábeis conforme as características gerais da entidade, possibilitando a padronização de procedimentos contábeis ...
Confira três passos para isso:
Plano de Contas - Aspectos Técnicos e Modelo Simplificado. Plano de Contas é o elenco de contas com funções previamente determinadas, destinado a conduzir o registro sintético e analítico dos fatos contábeis ocorridos no patrimônio da entidade.
O Balanço de Abertura é utilizado para contabilização dos saldos do Ativo e do Passivo apurados mediante Perícia ou Auditoria realizada para se dar início à escrituração contábil em empresas que anteriormente apenas usavam o Livro Caixa, como aquelas optantes pelos sistemas de tributação conhecidos como Simples ...
Para inserir os saldos de abertura, a empresa, basicamente, precisa de uma lista de suas faturas pendentes de clientes e fornecedores, notas de crédito, seus extratos bancários, relatórios de bens do ativo imobilizado, saldo de estoque (quando existente), valores a pagar de tributos e obrigações trabalhistas, dentre ...
O Registro Contábil deve ser feito por um contador ou um técnico em contabilidade. Mas o procedimento é sempre feito em conjunto com você, que é dono das informações. Assim sendo, é essencial a sua colaboração como empresário para esta tarefa.
A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade.
Regime de Competência é quando, na apuração dos resultados (crédito) do exercício são consideradas as receitas e despesas nas datas a que se referirem, independente dos seus recebimentos ou pagamentos.