A Contabilidade pode ser conceituada como sendo “a ciência que estuda, registra, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entida- des com fins lucrativos ou não”. ... O objeto da Contabilidade é definido como o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculado a uma entidade econômico-administrativa.
Explicação: A contabilidade ajuda na tomada de decisões, afinal ela fornece os dados que refletem a situação do patrimônio, seja de uma entidade ou de uma de pessoa física.
O objetivo da gestão financeira é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração de lucro líquido proveniente das atividades operacionais. Uma correta administração financeira permite que se visualize a atual situação da empresa.
A contabilidade externa ou contabilidade financeira é o processo de elaboração de demonstrativos financeiros, fornecendo informações importantes em forma de relatórios, para atender aos agentes que estão fora da empresa, como acionistas, credores, bancos, governo.
Para auxiliar na tomada de decisões, os contadores projetam cenários, demonstrações financeiras, pontuações de crédito e outros elementos que permitem uma análise mais inteligente das opções do gestor. Com as ferramentas contábeis, torna-se possível elaborar estratégias que garantirão o desenvolvimento do negócio.
A principal vantagem de ter uma boa contabilidade é a manutenção da saúde do negócio, ou seja, o equilíbrio entre as receitas e as despesas ao longo do tempo para que a empresa possa remunerar seus sócios e cumprir suas obrigações com o governo, seus funcionários, fornecedores e clientes.
A contabilidade gerencial proporciona total controle de todo tipo de transação do negócio, permitindo que os gestores acompanhem todo o desempenho da empresa por demonstrativos, que servem para apuração adequada de impostos.
Segundo Anthony (2015), a contabilidade gerencial fornece a gerentes e funcionários de uma organização informação relevante, financeiras e não financeiras, para tomada de decisão, tais como: alocação de recursos, monitoramento, avaliação e recompensa por desempenho.
A contabilidade gerencial tem se destacado muito pelo seu importante papel em fornecer informações valiosas à alta administração, tais como planejamento estratégico e empresarial, subsídio na redução de custos e, sobretudo, aumento da lucratividade.
Dentre as características da contabilidade gerencial destacam-se a identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação e comunicação das informações coletadas.
A contabilidade gerencial é processo de identificação, mensuração, análise e comunicação de informações financeiras utilizada pela administração para planejamento e controle de uma empresa, para assegurar o uso apropriado de seus recursos.