Espaço não-escolar é o espaço educativo fora dos muros da escola, sendo reconhecido nas ONG's, nas associações de bairro, nos grupos culturais e/ou religiosos, no CRAS e nos diversos espaços socioeducativos que surgem a todo momento.
É ele quem media e facilita a aprendizagem independentemente do ambiente que está inserido. Fora da sala de aula, em espaços conhecidos como não escolares o papel do pedagogo também é de grande importância, pois ele passa a ser mediador e articulador da aprendizagem vi- sando o comportamento humano.
Indicadores estes, sinalizados tanto nas Diretrizes Curriculares de dezembro de 2005 quanto pelos que atuam em empresas e ONGs, que apresentamos a seguir: flexibilidade em suas ações; conhecimento e experiências relativos à gestão participativa; competência e habilidade na busca de soluções para os impasses enfrentados ...
Sua atuação escolar é de ter competência e habilidade para planejar, organizar, liderar, monitorar, empreender todo o sistema escolar. ... O papel do pedagogo não apenas no ambiente escolar mais também fora de dele é de muita importância, pois podem ser mediador e articulador da aprendizagem de uma empresa ou organização.
A diferença entre o trabalho a ser desenvolvido em espaços escolares e não escolares é que em espaços escolares o pedagogo tende a atuar de forma mais administrativa. O pedagogo deve se organizar para elaboração da formação de discentes visando aliar a teoria a prática.
O Pedagogo empresarial pode estar atuando na área de Recursos Humanos, principalmente no treinamento de pessoas, tornando-se um responsável na organização de projetos, na formação de equipe de trabalho, para que possa ter resultados significativos dentro das empresas, visando assim um trabalho mais humanizado e uma ...
Resposta. Resposta: O pedagogo tem que saber as fases biológicas das crianças e seus direitos e a psicologia infantil. Além da base que rege a educação como o construtivismo e os Teóricos da pedagógia que são Piaget,Vygotsky e Wallon.
São funções do Pedagogo:
Sendo assim, o pedagogo atuando nos espaços educacionais formais e não-formais será uma peça importante no crescimento e desenvolvimento de todos, pois sua função é de mediar, dinamizar e estimular o desenvolvimento do potencial humano.
Nessa perspectiva, o pedagogo é essencial para a escola, pois ele “[...] é um profissional qualificado para atuar em vários campos educativos, para atender demandas socio-educativas de tipo formal e não-formal e informal, decorrentes de novas realidades [...]” (LIBÂNEO, 2007, p.
A expressão “sociedade pedagógica” é cunhada por Beillerot (1985) para se referir à natureza da sociedade contemporânea, considerando a interface educativa presente nas dinâmicas das relações sociais.
Ao mesmo tempo em que forma professores, a Pedagogia prepara pessoas capazes de compreender e colaborar para a melhoria da qualidade em que se desenvolve a educação na realidade brasileira, envolvidos e compromissados com uma formação da idéia de transformação social.
Neste sentido, a prática pedagógica na educação infantil nos remete a todos a responsabilidade de trabalhar em conjunto o conhecimento, através dos conteúdos, observando a dimensão do cuidado e do educar, aprimorando as aprendizagens significativas para os alunos.
Relatos, experiências, Projetos e ideias que visam melhorias na qualidade de Educação frente ao cumprimento das Metas do Plano Nacional, Estadual e Municipais de Educação.