Negligência é relacionado a falta de cuidados, imprudência é a falta de responsabilidade e imperícia em fazer mal o que deveria ser bem feito. ... negligência é a falta de cuidado; imperícia é a falta de habilidade; imprudência é a falta de responsabilidade.
substantivo feminino Ação de oprimir, de sujeitar alguém a alguma coisa. Condição da pessoa ou daquilo que está sendo oprimido. Submissão; sujeição conseguida pelo uso de força ou violência: opressão militar.
Ela é caracterizada principalmente pela omissão dos responsáveis em suas tarefa de prover o necessário para o desenvolvimento da criança, e pode gerar consequências graves que perduram por anos ou mesmo por toda a vida das vítimas.
A negligência familiar é caracterizada pelo abandono material dos pais ou detentores do poder familiar no que tange ao cuidado, dever de educação, guarda e sustento de crianças e adolescentes.
A negligência infantil é quando ocorre uma omissão de prestar cuidados essenciais às crianças.
Uma mãe negligente não exige responsabilidade alguma dos filhos. Ela também não encoraja a independência deles. Em outras palavras, são mães frias, inacessíveis e indiferentes. São narcisistas e centradas nelas mesmas!
O abandono afetivo dos filhos ocorre quando os pais da criança (ambos ou apenas um) não cumprem o dever, previsto na constituição, de garantir, com absoluta prioridade, o direito ao respeito, convivência familiar e cuidado.
Deve estar presente a negativa injustificada dos deveres do poder familiar, haverá de ocorrer o distanciamento na convivência familiar; a omissão ou ação deve comprometer seriamente o desenvolvimento e formação psíquica, afetiva e moral; deve-lhe causar dor, submetê-lo ao vexame, causar-lhe sofrimento, humilhação, ...
Portanto, caso exista uma ação judicial determinando os dias de visitação e o pai (ou mãe) não esteja cumprindo, é necessário que o menor ajuíze, através de seu representante legal, uma ação de cumprimento de sentença, solicitando ao juiz que fixe multa para cada vez que o desinteressado pai não cumpra o seu dever de ...