O ICMS na importação possui uma fórmula para obter sua base de cálculo: (valor aduaneiro + II + IPI + PIS + Cofins + taxa do Siscomex + despesas ocorridas até o momento do desembaraço aduaneiro) / 1 – alíquota devida do ICMS). Após obter o resultado da fórmula base, multiplica-se o valor pela alíquota devida.
A base de cálculo para pagamento do imposto de importação é o Valor Aduaneiro (VA), ou seja, Valor total das mercadorias (FOB) + Frete Internacional + Seguro Internacional + Capatazias (movimentação no porto de destino).
Como Calcular:
A Base de cálculo do AFRMM é o valor de frete e taxas informados no C.E. Mercante (que nada mais são que os dados do transporte, lançados no sistema). O percentual para cálculo é de 25%, acrescidos de R$21,20 de taxas de utilização do Sistema.
O AFRMM é calculado sobre o valor do transporte aquaviário, aplicando-se as alíquotas seguintes:
O Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) foi instituído pelo Decreto-lei nº 2.
A capatazia consiste na soma das despesas de movimentação da carga, de acordo com o tarifário do agente de carga, podendo ser cobrada por contêiner e, para carga solta, pode ser calculado proporcionalmente ao volume importado no contêiner, ou seja, valor do tarifário do agente da carga multiplicado pelo volume.
Um deles é a taxa de capatazia. É o nome dado a um conjunto de tarefas executadas na movimentação das mercadorias do navio até depois da sua passagem pela alfândega – isto é, após a Receita Federal verificar que não há nenhuma irregularidade com as cargas.
Você sabe calcular espaço de armazenagem? Aprenda aqui!
CÁLCULO DA ARMAZENAGEM = ARMAZENAGEM + SERVIÇOS COMPLEMENTARES + SERVIÇOS EXTRAS (SE OCORREREM) + TRIBUTOS. E assim, vocês conseguirão estimar e prever quais serão os valores cobrados de armazenagem na importação por um Terminal Portuário.
Valor aduaneiro é calculado da seguinte maneira: custo da mercadoria + frete + seguro (despesas para chegar no local de entrega). Ele é importante pois contempla a primeira base de cálculo do imposto no Brasil (valor CIF). Esse valor é utilizado para calcular o Imposto de Importação (II).
A composição do custo de um produto é realizada por diversos fatores, que podem variar dependendo do tipo de produto. ... Especificamente o custo de armazenagem de um produto se refere a todos os custos envolvidos com o produto a partir do momento em que ele é armazenado em estoque.
O preço de armazenagem é calculado em função do valor estabelecido na tarifa postal vigente na data da retirada do objeto (a taxa atual é de R$ 0,80), do seu peso e da quantidade de dias em que ficar sob a guarda da ECT, inclusive o dia da retirada, excetuando-se o prazo de isenção (sete dias).
Quando o objeto estiver endereçado para uma localidade onde não há distribuição domiciliar ou quando as tentativas de entregas diretamente ao endereço do destinatário não lograrem êxito, o objeto ficará disponível para retirada na unidade mais próxima do endereço indicado, no prazo de 7 dias, através do Serviço Posta ...
O Clique e Retire dos Correios é gratuito. Ao utilizá-lo, você só paga a postagem convencional da sua encomenda, que pode ser por exemplo um SEDEX ou um PAC. 7) Por que retirar na agência não é mais barato do que a entrega em minha casa?