Os gêneros discursivos que temos em nossa língua estão presentes em forma de aula, debates, mensagens, receita, noticia e etc... cada gênero discursivo tem a sua particularidade, não se escreve um bilhete como se escreve uma carta, uma noticia é diferente de uma reportagem porque cada um tem a sua função.
Entre o discurso e o texto está o gênero, que é aqui visto como prática social e prática textual-discursiva. Ele opera como a ponte entre o discurso como uma atividade mais universal e o texto enquanto a peça empírica particularizada e configurada numa determinada composição observável.
Esta resenha refere-se ao texto – os gêneros do discurso – de Bakhtin (2003). Para Bakhtin, os gêneros do discurso resultam em formas-padrão “relativamente estáveis” de um enunciado, determinadas sócio-historicamente. O autor refere que só nos comunicamos, falamos e escrevemos, através de gêneros do discurso.
“É impossível se comunicar verbalmente a não ser por algum gênero, assim como é impossível se comunicar verbalmente a não ser por algum texto. Em outros termos, a comunicação verbal só é possível por algum gênero textual” (MARCUSCHI, 2005, p. 22).
Para melhor definir gênero textual, Marcuschi (2002) recorre ao termo "domínio discursivo". ... Entende-se, assim, que o gênero textual consiste na ação pela linguagem ou realidade discursiva, que se define por meio de intenções e objetivos comunicativos.
Os gêneros discursivos são tipos relativamente estáveis de enunciados. Eles organizam nosso discurso, conforme postula Bakhtin, e são muito eficientes na sala de aula para o ensino de línguas. ... Como sabemos, esses documentos orientam as práticas e estratégias de ensino de línguas no país.
O anúncio publicitário (ou simplesmente publicidade) é um gênero textual que promove um produto ou uma ideia sendo veiculado pelos meios de comunicação de massa: jornais, revistas, televisão, rádio e internet. Podemos encontrá-los também em outdoors, panfletos, faixas ou cartazes na rua, no ônibus, no metrô, etc.
Marcuschi (2003, p. 10) definiu o suporte de um gênero como “um lócus físico ou virtual com formato específico que serve de base ou ambiente de fixação do gênero materializado como texto”. ... Portanto, a partir desses aspectos, na linguística do texto, o corpo pode ser considerado como um suporte textual-discursivo.
Característica: informar fatos e acontecimentos. Ex: notícia,reportagem artigos, entrevistas,pesquisas, charges,gráficos.
é o desenvolvimento da notícia, o trecho que informa o leitor sobre todos os aspectos do fato ocorrido. Além disso, normalmente, insere-se depoimentos de pessoas envolvidas com os fatos noticiados para dar veracidade e credibilidade a notícia.
“Nesta função prevalece o texto escrito em terceira pessoa, tais como os textos jornalísticos, científicos, jurídicos, centrando-se no referente, naquilo de que se fala” (BRITO; PANICHI 2013, p. 118).
Resposta: Qualquer elemento que compõe um texto. Desde as palavras até a pontuação, sinais etc.
Os recursos linguísticos são formas para expressar experiências comuns, conferindo originalidade, emotividade ou teor poético ao discurso. As figuras de linguagem ou de estilo são empregadas para valorizar o texto, tornando a linguagem mais expressiva.
Elementos dos gêneros Podemos dizer que existem três elementos básicos na formação dos gêneros textuais, os quais são formadores do discurso: tema, forma composicional e estilo.
Sendo assim os aspectos da linguistica são: Fonética, o estudo da produção, transmissão e recepção de sons. Fonologia, o estudo das regras dos sons em um idioma. Morfologia, como diferentes elementos se combinam para formar palavras.
Os gêneros textuais são textos que cumprem uma função social em uma dada situação comunicativa. ... Já a tipologia textual, se configura por estabelecer a estrutura dos textos, seu objetivo e finalidade.