Outra possível causa é retificador queimado fazendo retornar corrente para bobina e assim superaquece o estator, quando acelera, o voltímetro diminui a voltagem em vez de aumentar. Outra causa é problemas no chicote elétrico, fechando curto entre os polos da bobina e com isso aquecendo o estator.
Estator titan 150 original 150$$ tudo passo cartao...
O estator está localizado na parte de dentro da tampa esquerda do motor, imerso/banhado no óleo, que é responsável pela refrigeração do mesmo. O estator na maioria das motos é conectado na Fiação principal, que irá fazer a transmissão dos sinais elétricos até os demais componentes.
Na maioria das motos o estator é instalado na tampa esquerda do motor e fica imerso no óleo para auxiliar na refrigeração da peça.
O procedimento é simples: desligue o conector AC do regulador retificador e ligue a lâmpada conforme a sua configuração. Meça a tensão em marcha lenta e, com o multímetro em paralelo à lâmpada, a tensão deverá ser próxima dos 13Vca. Após este procedimento, desligue o fio amarelo e ligue-o junto ao fio branco.
I - Com o multímetro selecionado para corrente continua (DCV), coloque na escala de 20. II - Coloque os fios do multímetro nos Bornes da bateria. III - Com a moto em marcha lenta, sem acelerar ela DEVE marcar em torno de 13 V. IV - Acelere a moto e com ela acelerada a moto deve marcar aproximadamente 14,5 Volts.
ATENÇÃO: sempre medir a resistência com o componente da moto desligado . Modo de usar: em paralelo Testes: medições de continuidade de fiações, enrolamentos, interruptores e outros componentes. Conexão do Cabo negativo (fio preto) Conexão – do Cabo positivo (fio vermelho) para medir voltagem e resistência.
É uma peça circular com algumas bobinas de cobre, que são montadas em um pequeno cilindro feito com dois grande imãs, chamado “magneto”. O eixo do motor é ligado ao magneto, e então quando o motor está funcionando, o magneto está girando, e desta forma, as bobinas geram energia elétrica.
O magneto, um tipo especial de gerador de corrente alternada acionado pelo motor, usa um ímã permanente como fonte de energia. Ele desenvolve alta voltagem, forçando uma centelha que salta entre os eletrodos da vela em cada cilindro.
O primeiro passo é medir a tensão da bateria com o motor parado e consumidores desligados, que deve ser aproximadamente U=12,60V conforme indicado na figura e depois com o motor funcionando, que deve ser aproximadamente U=14 V,em seguida desligue o cabo negativo da bateria (Foto 1).
- Mantenha uma lenta na moto(no acelere a moto no teste). -Coloque o multmetro na escala de 200 ACV. -coloque os pinos do multimetro em 2 dos 3 terminais do estator(O valor do multmrtro fica entre 17 e 22 volts). -troque as posioes dos pinos do multmetro(Os valores do multmetro sero sempre entre 17 e 22 volts.