Colônia heteromorfa Quando os indivíduos de uma colônia são diferentes em suas formas e funções, denominamos essas colônias de heteromorfas. Um exemplo clássico são as caravelas. A caravela (Physalia sp.) é uma colônia de cnidários com indivíduos morfológica e fisiologicamente diferentes.
Em uma colônia nem sempre existe a divisão específica de trabalho, todos desempenhando apenas funções vitais para o grupo. Neste caso as colônias são chamadas de isomorfas. No caso das colônias que possuem indivíduos com funções específicas e mesmo formas distintas, estas são chamadas de heteromorfas.
As bactérias são classificadas de acordo com suas formas, Veja: Cocos – estas bactérias têm o formato de uma esfera, e quando estão agrupados formam colônias. Bacilo – estas bactérias têm o formato de um bastonete. ... Vibriões – são bactérias que têm o formato de uma vírgula.
Com relação aos bastonetes, tal denominação se refere a bactérias que possuem formatos de bastão, as mesmas são conhecidas como bacilos e são agrupados de forma semelhante aos cocos, ou seja, um exemplo seria os diplobacilos que são organizados aos pares. Cocos são bactérias de forma esférica, ovoide ou arredondada.
Cocos (do grego κόκκος, transl. kokkos: 'grão', 'semente', 'baga') são bactérias de forma esférica, ovoide ou arredondada. Quando agrupadas aos pares, recebem o nome de diplococos. Quando o agrupamento constitui uma cadeia de cocos, estes são denominados estreptococos.
As bactérias Gram-negativas são classificadas pela cor que adquirem depois de submetidas a um processo químico denominado coloração de Gram. As bactérias Gram-negativas adquirem coloração vermelha quando se usa esse processo. As outras bactérias adquirem coloração azul. Elas são chamadas bactérias Gram-positivas.