Transformações químicas são ações que resultam na formação de novas substâncias. Além da mudança de estado, as variações de cheiro, de cor, de densidade e de temperatura podem ser evidências de transformações químicas. Nelas podem acontecer explosão e liberação de gases.
Desta forma, para interpretar uma transformação química, precisamos ficar atentos as seguintes evidências, vejamos:
Resposta. Verificar a Efervescência, verificar a precipitação, mudança de cor... Como não há evidências, a mudança de temperatura pode indicar essa mudança, ou mesmo a eletricidade.
Algumas evidências para se reconhecer uma transformação química são: efervescência, precipitado, mudança de cor, aparecimento de luz e transferência de calor.
As evidências de que uma transformação química ocorreu são, em geral: a liberação de gases e/ou luz, a mudança de cor ou temperatura e a formação de precipitado (formação de um sólido insolúvel após interação de dois reagentes solúveis).
O uso de produtos químicos foi fundamental na evolução da indústria de alimentos, principalmente pela descoberta de novos ingredientes como os aromas, corantes, conservantes, ou mesmo pela possibilidade de devolver aos alimentos alguns dos nutrientes essenciais perdidos nos processos produtivos, como as vitaminas e ...
Pode ser importante por exemplo na tentativa de tirar o cheiro de peixe impregnado nas mãos após o preparo, ou gelar alguma bebida de forma mais rápida, ou até mesmo no soro caseiro (água, sal e açúcar) que é usado de forma medicinal mas não deixa de ser um preparo culinário.
De acordo com a LDB, o ensino de química deve contribuir na educação de forma a ajudar na construção do conhecimento científico do aluno, inserindo-o e não o deixando a parte. A contextualização é algo que dará significado aos conteúdos.
A química pode produzir produtos corrosivos, tóxicos e venenosos, que podem matar os animais e as pessoas, gases que matam as pessoas nas guerras, e muitas coisas deletérias, mas são extremamente úteis quando aplicada corretamente, em produtos de limpeza, medicamentos, cosméticos, fabricação de combustíves, fabricação ...
A expansão do setor depende, portanto, de um estímulo à inovação, da redução dos custos das matérias-primas, como o gás e a nafta, e ainda de uma redução do custo dos investimentos, que hoje são cerca de 20% a 25% mais caros do que na Ásia.
Soda cáustica para remoção de mercúrio. Soluções de galvanização para remoção de impurezas orgânicas. Ácido clorídrico para a remoção de substâncias orgânicas como clorobenzeno e tolueno. Ácido fosfórico para remoção de impurezas orgânicas; o carvão ativado produz ácido fosfórico de alta pureza e descolora.