A vasectomia apenas interrompe a passagem dos espermatozóides, porém, isso é responsável por apenas 10% do volume do ejaculado, os outros 90% são produzidos pela prostata e vesículas seminais. Resumindo após a vasectomia o homem continua ejaculando.
O espermograma é feito a partir de uma amostra coletada por meio de masturbação e avalia desde o aspecto do ejaculado em si, até a quantidade e as condições dos espermatozoides. Esta análise é feita de acordo com critérios definidos pela Organização Mundial da Saúde.
Entenda o que é e como é feito o espermograma....Como entender o resultado.
O espermograma é o exame básico da fertilidade masculina. A análise seminal tem dois aspectos: microscópico e macroscópico. O aspecto microscópico analisa as condições dos espermatozoides. Já o macroscópico avalia o líquido seminal.
Sim existem situações como infecções virais ( gripe ), exercicios fisicos excessivos, tabaco, álcool, drogas, não respeitar o tempo de abstinência adequado, estresse excessivo, privação de sono, virose, dentre outras, que podem alterar de maneira negativa o resultado do seu espermograma.
Os motivos que impedem a fertilidade são diversos: a má formação das células reprodutivas masculinas, a baixa concentração delas no espermograma ou problemas como a varicocele, que aumenta a temperatura dos testículos provocando a desnaturação dos espermatozoides.
Quando mais espermatozoides normais, melhor! Para ser considerado normal, é ideal que tenha mais que 4% dos espermatozoides em normais, isso quer dizer que mesmo um homem saudável tem espermatozoides com má formação. Vitalidade: quantos espermatozoides estão vivos.
Essas alterações podem ser detectadas através do espermograma e da cultura seminal. No Espermograma o volume aumenta numa infecção aguda e diminui numa infecção crônica. A viscosidade está aumentada e o liquido fica mais “grosso”.
Criptozoospermia: espermatozoides ausentes nas preparações frescas, mas presentes no sedimento centrifugado (após preparo seminal); Oligozoospermia: número total de espermatozoides no sêmen ejaculado abaixo dos limites de referência.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o normal é que cada ejaculação tenha de 1,5 a 5 ml de sêmen. E, para ser considerado fértil, esse sêmen deve conter, no mínimo, 15 milhões de espermatozoides por ml, podendo chegar a 300 milhões.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o volume do ejaculado deve ser maior do que 1,5ml. Quem sempre ejacula menos do que 2ml pode ter algum problema de infertilidade e deve procurar um especialista para investigar. Mas, na maioria dos casos, o volume da ejaculação não está ligado à fertilidade do homem.
5 Remédios naturais para aumentar a quantidade de Espermatozoides