Situação II: ao se associar outra lâmpada igual, em série, o brilho de cada uma é menos intenso do que o anterior, porque a ddp da bateria é dividida em duas partes, 4,5 V para cada lâmpada, o que justifica o brilho menos intenso. ... Se os resistores da associação forem iguais, a ddp será dividida em partes iguais.
Na associação de resistores em paralelo, a resistência equivalente sempre é menor que a resistência de menor valor que o circuito apresenta. Quando um dos resistores da associação em paralelo queima, a corrente elétrica que circula nos demais componentes do circuito não é alterada.
Logo, a intensidade de corrente em uma associação de resistores em paralelo é a soma das correntes nos resistores associados. ... Em uma associação de resistores em paralelo, o inverso da resistência equivalente da associação é igual à soma dos inversos das resistências associadas.
Portanto, matematicamente, a intensidade de corrente é igual a quantidade de carga divida pela quantidade de tempo. I = Intensidade de corrente, em Amperes; ΔQ = Quantidade de carga, em Coulombs; Δt = Tempo total, em Segundos.
A corrente de um circuito é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência. Dela, extrai-se a seguinte fórmula básica: Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A).
A intensidade da força aplicada a um determinado objeto é o produto entre sua massa e sua aceleração. Podemos representar essa relação através da seguinte fórmula: Força = Massa x Aceleração.