A Lei de Proust, também denominada Lei das Proporções Constantes ou Definidas, foi criada pelo químico francês Joseph Louis Proust (1754-1826) e diz que uma determinada substância composta é formada por substâncias mais simples, unidas sempre na mesma proporção em massa.
A Lei da Conservação das Massas foi elaborada por Lavoisier após determinar a massa total de um sistema fechado, concluindo que a soma das massas dos reagentes é igual a soma das massas dos produtos. Exemplo: 2 gramas de gás hidrogênio reagem com 16 gramas de gás oxigênio produzindo 18 gramas de água.
Leis Ponderais - Leis de Proust e Lavoisier. Lavoisier, depois de inúmeros experimentos percebeu que numa reação química a massa permanece constante, ou seja, a massa total do sistema fica inalterada num recipiente fechado. A massa dos reagentes é igual a massa dos produtos.
Resposta. “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.” “A massa total de um sistema fechado não varia, qualquer que seja a reação química que aí venha a ocorrer. “Numa reação química, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos.”
Sabendo que o volume de 1 mol de gás na CNTP é 22,4 L, basta multiplicar por 2 para saber o volume de 2 mol. Temos então a resposta, 2 . 22,4 = 44,8 L – letra “d”.