Cátion (íon positivo): átomo que perde elétrons e adquire carga positiva. Exemplos: Mg+2, Pb+4. O átomo de Flúor (F) se encontrava eletricamente neutro, mas como ganhou 1 elétron passou a se apresentar como um Ânion. O átomo de Cálcio (Ca) perdeu 2 elétrons e passou a ser um cátion.
O cátion é formado quando um átomo perde elétrons ficando com carga positiva. O ânion é formado quando o átomo ganha elétrons ficando com carga negativa.
é só olhar se ele está com o sinal de positivo ou negativo em cima. Se tiver com positivo é por que perdeu elétrons, ou seja, agora tem mais prótons, por isso fica com a carga positiva. Se tiver com o negativo é por que ganhou elétrons, ou seja, agora tem mais elétrons do que prótons, por isso sua carga é negativa.
Um íon é um átomo que possui pouco ou excesso de elétrons. Para o primeiro caso, adquire carga positiva (cátion). Para o segundo, carga negativa (ânion) – uma vez que a carga do elétron é convencionada negativa. Ou seja, o ganho ou perda de elétrons de um átomo elimina-o da neutralidade e lhe confere carga elétrica.
Um íon simples é qualquer íon na tabela periódica. um íon poliatômico contém pelo menos dois íons simples para formar um composto.
Íons são átomos que perderam ou ganharam elétrons em razão de reações, eles se classificam em ânions e cátions: Ânion: átomo que recebe elétrons e fica carregado negativamente. Exemplos: N-3, Cl-, F-1, O-2. Cátion: átomo que perde elétrons e adquire carga positiva.
Existem íons simples (formados apenas por um átomo) e íons compostos (formados por grupos de átomos de elementos químicos diferentes que, juntos, ganharam ou perderam um ou mais elétrons).
O íon que apresentar valência +1 é chamado de cátion monovalente ou íon monovalente positivo. O íon que apresentar valência +2 é chamado de cátion bivalente ou íon bivalente positivo. O íon que apresentar valência +3 é chamado de cátion trivalente ou íon trivalente positivo.
Íons podem ser identificados com os sinais +, -, 2-, 2+... ao lado do átomo, que vão representar o número de elétrons que o átomo teria a mais ou a menos.
Primeiramente, lembre-se que o número de massa (A) é a soma do número de prótons com o número de nêutrons. ... Por isso, já que A = prótons + nêutrons, podemos dizer que nada acontece, já que a perda ou ganho de elétrons não causa mudança significativa na massa do átomo.
Explicação: Isso depende da quantidade de elétrons do elemento na camada de valência, a última camada eletrônica de um elemento. ... Quando ocorrem as ligações iônicas os átomos podem ganhar elétrons, se tornando ânions (íons com carga negativa) ou perder, se tornando cátions (íons com carga positiva).
Na eletrosfera, os elétrons giram em torno do núcleo, ocupando o que chamamos de níveis de energia ou camadas eletrônicas. Cada nível possui um número inteiro de 1 a 7 ou as letras maiúsculas K,L,M,N,O,P,Q. Nas camadas, os elétrons se movem e quando passam de uma camada para outra absorvem ou liberam energia.
Número quântico secundário
Em cada camada ou nível de energia, os elétrons se distribuem em subcamadas ou subníveis de energia, representados pelas letras s,p,d,f, em ordem crescente de energia....Mapa Mental: Distribuição Eletrônica.
Os elétrons estão distribuídos em camadas ao redor do núcleo. Admite-se a existência de 7 camadas eletrônicas, designados pelas letras maiúsculas: K,L,M,N,O,P e Q. À medida que as camadas se afastam do núcleo, aumenta a energia dos elétrons nelas localizados.
Os elétrons, numa região em torno do núcleo de um átomo, orbitam em espaços com quantidades de energia características denominadas níveis eletrônicos, camadas eletrônicas ou camadas de electrões. Uma camada eletrônica é constituída por um grupo de orbitais atômicos com o mesmo valor de número quântico principal n.
Sempre que o elétron mais energético estiver em um subnível s ou p, ele será um elemento representativo. Além disso, a soma dos elétrons que foram preenchidos no nível mais externo, nos mostra qual é sua respectiva família. Veja como isso ocorre: · Família 1: Todos possuem 1 elétron no último nível de energia.
Níveis de energia: São camadas em que os elétrons estão distribuídos em torno do núcleo. Elas são representadas pelas letras K, L, M, N, O, P e Q, sucessivamente, a partir do núcleo. ... A localização dos mesmos na eletrosfera depende de suas energias.