Blasé é um adjetivo do idioma francês, que classifica a atitude de uma pessoa cética, apática ou indiferente.
Um nome que chama a atenção é "Vermelho como uma brasa". Para quem não sabe, é o nome do Brasil. Ele se refere à cor vermelha de uma madeira usada para tingir tecidos que os portugueses encontraram no país - o pau-brasil. Sua origem é a palavra celta "barkino" e que em espanhol passou a ser barcino, e depois Brasil.
No tempo colonial, 'brasileiro' era adjetivo que indicava profissão: tirador de pau-brasil. ... Foi o franciscano Frei Vicente do Salvador o primeiro que teve a coragem de usar 'brasileiro', não já na antiga significação de tirador de pau-brasil, mas na de originário, oriundo, nascido no Brasil.
História do Brasil. O nome do Brasil foi simbolicamente relacionado à natureza e à paisagem brasileira pelos portugueses que colonizaram o país. Assim que chegaram ao território brasileiro em 1500, os viajantes portugueses estiveram diante de uma terra que inicialmente para eles era uma ilha.
Pindorama (nome dado pelos índios antes de 1500); Terra de Vera Cruz (1500 a 1501); Terra de Santa Cruz (1501 a 1503); Brasil (1503 a 1824);
São Paulo, segunda, 14 de abril de 1997. Ilha de Vera Cruz foi o primeiro nome dado ao Brasil. Isso porque a expedição de Pedro Álvares Cabral carregava lascas do que se supunha ser a verdadeira (vera) cruz em que Cristo fora crucificado.
Chama-se Renascimento Científico o período de desenvolvimento da ciência durante os séculos XV e XVI. ... A partir deste saber e descobertas dos estudiosos, esse período possibilitou o avanço de diversos campos do conhecimento que, mais tarde, inauguraria a Ciência Moderna.
Quando se trata do Renascimento científico, o racionalismo, é a nova maneira de abordar o conhecimento humano. Dentre eles, destacava-se o geocentrismo, que é a terra no meio dos planetas, que foi intensamente questionado pelos novos observadores dos movimentos celestes, os astrônomos, que propuseram novas explicações.
O renascimento, movimento cultural surgido na Itália, teve como causas principais as mudanças econômicas ocorridas na região, que era dominada pelas repúblicas mercantis, e pela reação cultural contra o que era visto como excesso de dogmatismo por parte da Igreja, propondo a recuperação dos valores clássicos greco- ...
Embora sejam os Renascimentos artístico e literário as facetas melhor conhecidas atualmente – em não menor medida graças a nomes célebres como Leonardo da Vinci, Rafael Sanzio, Michelangelo, William Shakespeare, Luís de Camões e Nicolau Maquiavel -, foi o Renascimento científico o responsável pela criação de técnicas ...
Além da Itália houve um forte movimento renascentista nos Países Baixos, em que desenvolveram-se, baseados nos ideais do renascimento, novas modalidades de conceber a arte, assim como nova formas de compreender a política.
IDADE MÉDIA. Na Idade Média o homem acreditava que a terra era o centro do universo e para eles Deus era o centro das preocupações; já o homem ficava de fora.
O aparecimento e desenvolvimento da imprensa, a decadência de Constantinopla, e por fim, as grandes navegações. Favoreceram a difusão do pensamento renascentista a invenção da imprensa, o sucesso econômico e político das Repúblicas Mercantis e o aumento da insatisfação das classes médias com a igreja.
O crescimento do comércio, da urbanização, a invenção da imprensa e o contato com outros povos foram os principais fatores que favoreceram a difusão do humanismo.