O Café possui a seguinte constituição química: alcalóides, incluindo os alcalóides purínicos ou xantinas (cafeína, teobromina, teofilina, paraxantina), ácidos orgânicos (ácido clorogênico 5 a 10%, e os ácidos cafeico, metilúrico, vanílico, hidroxibenzoico e ferrúlico), flavonóides (caempferol, quercetol 40%), ...
As funções orgânicas presentes na cafeína são: amina, imina e amida.
Encontrada naturalmente em grãos de café, em chás, chocolates, grãos de cacau, e nozes da planta cola que está presente em refrigerantes a base de cola. Cerca de 95% da cafeína ingerida é metabolizada pelo fígado, e só cerca de 3% a 5% é recuperada na sua forma original na urina.
O numero de heteroátomo presentes na formula da cafeína é: a)5.
O teor de cafeína de uma xícara de chá em geral é de menos de 60 mg, mas uma xícara de chá forte pode conter mais cafeína que uma xícara de café regular fraco.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) considera seguro o consumo de até 400 mg de cafeína por dia para pessoas saudáveis —considerando a substância presente nos alimentos e no suplemento. Essa quantidade equivale a cerca de 5 xícaras de café.
Embora haja alguns benefícios comprovados pela ciência, a bebida quando consumida sem moderação pode ser prejudicial à saúde. Entre as consequências do consumo exagerado estão insônia, dores de cabeça e problemas gastrointestinais, como refluxo e azia. “Tudo que é consumido em excesso faz mal.
Uma xícara de 230 ml de café coado pode conter de 95 a 165 miligramas de cafeína, e o café instantâneo, 63.
Segundo pesquisas, o consumo seguro diário para adultos sem nenhuma sensibilidade à cafeína é no máximo de 400 mg da substância por dia, o que equivale a cerca de 6 mg de cafeína por quilo de peso corporal. Confira a recomendação máxima por dia: 4 xícaras de café fresco (225 ml). 10 latas de refrigerantes de cola.
Os refrigerantes de cola (Coca-Cola ou Pepsi), por exemplo, podem conter cerca de 30 a 39 mg de cafeína em 350 ml, enquanto a versão zero (diet) 35 mg. Um refrigerante de Guaraná contém 2 mg de cafeína em um copo ou lata de 350 ml, enquanto a versão Zero, 4 mg.
Segundo baristas, o café coado possui maior concentração de cafeína e isso ocorre porque nesse tipo de preparo o café fica mais tempo em contato com a água, o que faz com que uma maior quantidade de cafeína seja extraída do pó.
O café moído tem uma contagem mais alta de cafeína quando comparado ao café instantâneo. ... O café instantâneo e o café moído têm uma quantidade igual de contagem de antioxidantes. A liofilização é o melhor procedimento para fazer café instantâneo. Fazer café moído leva mais tempo quando comparado ao café instantâneo.
Por outro lado, o café instantâneo é o que menos apresenta cafeína no produto, enquanto o café descafeinado praticamente não apresenta nenhum teor de cafeína, podendo ser utilizado com maior segurança mesmo por pessoas com problemas de pressão, insônia e enxaqueca.
No caso do café fresco tradicional, depois de torrado ele pode ser comercializado moído ou em grãos. A principal diferença entre eles é que a versão solúvel é preparada de forma instantânea, bastando acrescentar água quente. Já a versão tradicional precisa ser coada.
Um dos principais é o ácido clorogênico, antioxidante associado ao melhor controle da glicemia e da pressão – e encontrado em maior quantidade no café instantâneo. Além da praticidade, o solúvel se destaca por reunir até 20% a mais de cafeína que o coado. Quem precisa ficar ligado já sabe…
Acrescente 2 colheres de chá de café solúvel instantâneo em 120 ml de água quente. Aqueça a água no micro-ondas por 30 segundos a um minuto. Mexa o café instantâneo na água quente até que os grânulos fiquem dissolvidos. Prepare o café em uma jarra ou já na xícara que for usar.
A diferença é que o grão moído passa por um processo de aglomeração em um equipamento específico que junta pó e vapor, com pressão e velocidade ideais para que alcance a granulometria desejada. O produto final é uniforme e de fácil dissolução, com excelentes características de aroma e sabor.
O solúvel é fabricado a partir de cafés das variedades Arábica e Robusta/Conilon e resulta da desidratação do extrato aquoso de café torrado. Em sua composição há apenas café e água. Para ser comercializado em território nacional, o solúvel não pode conter nenhum aditivo ou conservante.
Melitta Café é eleito melhor pelo Proteste
Não há nenhuma prova de que o café em pó brasileiro é feito com a adição de sangue de boi torrado. Inclusive, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe o uso de todo e qualquer produto de origem animal na fabricação do café em pó.
Até o sangue dos bovinos é aproveitado para a produção de plasma, de soro, de farinha de sangue ou sangue solúvel. ... Por seu alto teor de nitrogênio, a farinha de sangue é aplicada como fertilizante; enquanto o sangue solúvel é desidratado e aplicado em ração animal e na cola de madeira compensada.
No Brasil, para a reciclagem animal, o sangue é utilizado como matéria-prima para farinhas de sangue e produção de hemoglobina em pó e plasma em pó, utilizados como ingrediente na formulação de rações. ... Além da farinha, o plasma também é usado na fabricação de embutidos e do soro, confeccionando-se vacinas.
Para você, consumidor, a melhor forma de identificar um café puro é procurar na embalagem o selo de pureza, como esse aí do lado. Esse selo comunica que o café vendido passou por um complexo processo de verificação de “corpos estranhos” no pó e garante que não exista nada além de café.
Para saber se um café é realmente bom, é preciso avaliar características-chaves que determinam o nível de qualidade do grão. Atributos como aroma, doçura, acidez e corpo, quando bem avaliados, conseguem mostrar defeitos que comprometem a bebida, como o amargor, por exemplo.
Grãos de Café: conhecendo diferentes tipos
O café é composto por sete características principais que são classificadas em fragrância, aroma, acidez, amargor, sabor, corpo e resíduo. É por meio delas que é possível identificar a bebida nas mãos do consumidor.
A acidez é um importante atributo sensorial no café pois cria a percepção de uma bebida com maior vivacidade, que é devida à presença do Ácido Cítrico, que é o mesmo encontrado em frutas com a laranja e o abacaxi. ... Sua presença dá a sensação de vivacidade à bebida em razão de sua personalidade “nervosa”.
Os benefícios do café para a sua saúde
Bebida doce que causa sensação aveludada no céu da boca. O Frutado tem seu amargor reduzido pela doçura natural da própria fruta. É um café de origem única, que tem como principais diferenciais o corpo, a doçura e as notas de chocolate.