Alguns sintomas podem indicar que o bebê já encaixou. Pode haver uma melhora na respiração e na azia da mamãe. Devido ao novo posicionamento do bebê, pode ficar mais difícil caminhar. Além disso, a bexiga da fica ainda mais comprimida pela cabeça do bebê fazendo com que a capacidade de armazenamento da urina diminua.
Como diz que é situação longitudinal, significa que o feto esta de forma vertical com o dorso voltado para a esquerda. E a apresentação cefalica, é que está com a cabeza para abaixo, encaixado na pelvis e pronto para nascer.
Há alguns sinais de que o bebê encaixou. Segundo Marcos Antonio, nesta fase as mães sentem mais dores na região pélvica, aumento da frequência com que faz xixi e mais dificuldade para caminhar. No entanto, já que são sensações comuns do final da gravidez, é só na consulta pré-natal que um obstetra consegue confirmar.
Normalmente, o bebê fica na posição cefálica, que é encaixado para nascer de parto normal, até os 7 meses mais ou menos. Não é impossível que ele deixe a posição pélvica nos últimos instantes”, esclarece Elizabeth Leão, ginecologista e obstetra do hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo.
[FOTO1]A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica como aborto espontâneo a perda do feto por causas naturais antes da 22; semana de gestação. Estudos sugerem que de 20% a 30% das mulheres grávidas apresentam algum sangramento ou cólica pelo menos uma vez nesse período de gestação.