A Felicidade é alcançada por meio do controle dos medos e dos desejos, de maneira que seja possível chegar à ataraxia, a qual representa um estado de prazer estável e equilíbrio e, consequentemente, a um estado de tranquilidade e a ausência de perturbações, pois, conforme Epicuro, há prazeres maus e violentos, ...
Para o epicurismo, isto é ser livre. Aqui está o principio da autossuficiência e, portanto, da felicidade. 6.
O epicurismo é o sistema filosófico que prega a procura dos prazeres moderados para atingir um estado de tranquilidade e de libertação do medo, com a ausência de sofrimento corporal pelo conhecimento do funcionamento do mundo e da limitação dos desejos.
O termo grego ataraxía, introduzido por Demócrito (c. 460-370 a. C.), significa tranquilidade da alma, ausência de perturbação. É um conceito fundamental da filosofia epicurista e dos céticos, e pode traduzir-se como imperturbabilidade, ausência de inquietação ou serenidade do espírito.
Os estoicos também procuravam tranquilidade mental, e, embora também tivessem visto a ataraxia como algo desejável e tivessem frequentemente feito uso do termo, a ataraxia, na qualidade de "ausência de preocupação", sempre foi o objetivo de vida dos epicuristas, sendo análogo ao estado de vida almejado pelos sábios ...
É um conceito epicurista. ... Não obstante, as duas escolas defendiam que um componente crucial da eudaimonia (vida boa) era algo muito similar, ao que os estoicos se referiam como apatheia (literalmente, estar sem paixões) e os epicuristas, como ataraxia (literalmente, “tranquilidade”).
Aponia (grego antigo: ἀπονία) é um conceito filosófico que significa a ausência de dor, e foi considerado pelos epicuristas ser o ápice do prazer corporal. ... Esta era para ser encontrada na tranquilidade de espírito, que resulta da "aponia", a supressão da dor física, e da ataraxia, a eliminação de distúrbios mentais.
O estoicismo, escola filosófica grega surgida no helenismo, afirmava que o objetivo do viver é a obtenção da felicidade. Mas, para ser feliz, o homem deve viver segundo a sua natureza. ... Essa insensibilidade é chamada de apatia (apatheia), e é a forma estóica de se alcançar a tão desejada ataraxia.
A ataraxia, segundo os estóicos, só pode ser alcançada através da apatia, pela completa insensibilidade às paixões, ao prazer e à dor. Qual seria a vantagem de alcançar esse estado mental, se aparentemente temos que abrir mão daquilo que nos torna humanos.
adjetivo, substantivo masculino [Filosofia] Algo ou pessoa que é partidária do estoicismo. Algo ou alguém caracterizado pela rispidez; que permanece fiel aos seus princípios. Algo ou alguém que demonstra resignação diante de alguma situação trágica ou à frente de um grande sofrimento.
O Estoicismo, baseado numa ética rigorosa de acordo com a leis da natureza, assegurava que o universo era governado por uma razão universal divina (Logos Divino). ... Para os estoicos, a alma deveria ser cultivada, enquanto os epicuristas não acreditavam na reencarnação.
O Estoicismo é uma escola de filosofia prática que ensina como viver uma boa vida ao focar naquilo que é possível controlar. As ideias Estoicas ajudam a reduzir a ansiedade, o estresse e a lidar com a insegurança e outros sentimentos negativos.
O estoicismo propunha que os homens vivessem em harmonia com a natureza - o que, para eles, significava viver em harmonia consigo próprios, com a humanidade e com o universo. Para os estóicos, o universo era governado pela razão, ou logos, um princípio divino que permeava tudo.
Características do estoicismo
- A virtude como caminho principal para uma vida feliz. - Relação entre felicidade e vida em harmonia com a natureza. - Autocontrole como forma de superar os sentimentos e pensamentos destrutivos (desarmônicos). - Negação e desprezo aos prazeres (hedonismo).
As fases do Estoicismo
O Hedonista é a pessoa que tem como principal objetivo a busca do prazer. É uma filosofia que surgiu na Grécia e seus idealizadores acreditavam que a vida tinha duas principais situações: a da dor e a do prazer.