XeF4 → geometria quadrado planar.
2) Molécula de Trifluoreto de Boro (BF3) Como vemos, o átomo de boro forma três ligações simples, uma com cada átomo de flúor. Assim temos três zonas de repulsão e a geometria molecular é triangular plana, conforme a figura: Representação esquemática da geometria triangular plana do Trifluoreto de Boro (BF3)
Resposta. Como as cargas elétricas são distribuídas de forma simétrica em torno do átomo central (boro) a molécula do BCl3 é apolar e sua geometria é trigonal plana.
Questões de Concursos I-A geometria da molécula do dissulfeto de carbono é igual à geometria da molécula da água. II-O dissulfeto de carbono é um líquido totalmente solúvel em água, nas condições ambientes.
Dissulfeto de Alila (H2C=CH-CH2-S-S-CH2-CH=CH2) é um líquido de odor penetrante, com ponto de fusão de 139ºC, encontrado também há muito tempo no alho. O radical -CH2-CH=CH2 recebeu, por esse motivo, o nome de alila. Os compostos em que ele aparece são ditos alílicos. Este composto é um Ácido Tiossulfúrico.
Dissulfeto de carbono é um líquido incolor, volátil com a fórmula CS2. Este composto é usado frequentemente como um bloco de construção em química orgânica assim como um solvente industrial e laboratorial.
Resposta. E o enxofre é mais eletronegativo portanto os átomos de enxofre vão puxar os elétrons do carbono para perto deles criando dois vetores de mesma intensidade, mesma direção e sentidos opostos, o que faz com que se anulem e o CS2 seja apolar.
A água () possui geometria angular, onde o oxigênio, por ser mais eletronegativo, atrai para si os elétrons que deveria compartilhar com os hidrogênios, formando polos. A molécula é polar.
Para criar um elemento químico qualquer, basta jogar dois átomos diferentes num acelerador, um de encontro ao outro. A pancada fará com que o núcleo desses átomos se fundam. Como os elementos químicos se caracterizam pelo número de prótons no núcleo, o resultado da fusão é um terceiro tipo de átomo.
Para montar uma fórmula estrutural, é fundamental saber a quantidade de elétrons que cada átomo necessita para alcançar a estabilidade. Os compostos moleculares, ou covalentes, são formados por meio de ligações covalentes, aquelas nas quais não temos o envolvimento de metais (com exceção do Berílio) em sua formação.
Fórmulas para representar as Ligações Iônicas