A ligação covalente é um tipo de ligação química que ocorre com o compartilhamento de pares de elétrons entre átomos que podem ser o hidrogênio, ametais ou semimetais. ... Assim, seguindo essa regra, os átomos dos elementos mencionados possuem a tendência de ganhar elétrons para alcançarem a estabilidade.
Também chamada de expansão do octeto, acontece com elementos não metálicos a partir do terceiro período. Pelo fato de possuírem mais camadas eletrônicas, eles possuem também mais orbitais disponíveis para receber elétrons. Essa situação ocorre com o Fósforo (P) e o Enxofre (S).
Alguns compostos não precisam ter oito elétrons na camada de valência para atingir a estabilidade, são por isso considerados exceções à Regra do Octeto. ... Como o hidrogênio (H) precisa ceder dois elétrons para realizar a ligação (H ― Be ― H), o átomo de Berílio (Be) compartilha seus elétrons e atinge a estabilidade.
Berílio e boro são elementos que nunca seguem o octeto, portanto, seus compostos também não obedecerão à regra do octeto. ... Por ser da família VIA, o fósforo possui cinco elétrons na camada de valência e, ao se ligar com cinco cloros, atinge dez elétrons, ou seja, não obedece ao octeto.
(1) Expansão do octeto:
Resposta. A regra do octeto, fundamentada na chamada teoria do octeto, é uma regraquímica simples, segundo a qual os átomos tendem a combinar-se de modo a ter, cada um, oito elétrons na sua camada de valência, ficando com a mesma configuração eletrônica de um gás nobre.
Camada de valência é a camada (ou nível) mais externa (mais distante do núcleo) de um átomo, ou seja, aquela que está mais distante do núcleo. Assim sendo, ela apresenta os chamados elétrons mais externos ou elétrons de valência.