EQST

Setor Privado?

Setor privado? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O setor privado é o conjunto da economia/actividade economica.html”>actividade económica que não seja controlado pelo Estado. Enquanto no setor público o papel está nas mãos do Estado, o setor privado é a empresa do fundamental.

Quando dizemos que a iniciativa privada é o motor deste sector, devemos ter em mente que não importa o que o volume do mesmo ou ter a forma jurídica. Uma empresa pode ser formado por um indivíduo de forma independente ou legalmente milhares de trabalhadores e têm diferentes opções de organizacionais (parceria limitada, corporação, parceria, joint venture ou UTE …). Em qualquer caso, o objetivo principal do setor privado é o benefício económico através de produtos ou serviços que pretendem negociar em um mercado em que concorre com outras empresas.

A fim de ganhar dinheiro

O lucro econômico é o aspecto fundamental do setor privado, mas não o único. Deve ter em conta as diferentes empresas que criam postos de trabalho em diferentes setores da economia e do emprego tem uma dimensão puramente econômico social e não óbvia.

Outra questão importante no setor privado é a sua responsabilidade social” href=”https://euquerosabertudo.com/social”>responsabilidade social. Nos últimos anos, algumas empresas têm incorporado critérios que não são puramente económicos para dirigir suas atividades. Pode-se dizer que a ética ea certos valores pode ser parte de empreendedorismo. Esta realidade recebe uma designação, a Responsabilidade Social Empresarial (RSE). A principal característica dessas empresas é que a sua dimensão social (por exemplo, o compromisso com o meio ambiente) é voluntária.

Debate setor privado ou do setor público

Há um debate clássico sobre a economia em relação à importância dos dois setores. De algumas posições políticas o papel da esfera privada eo público é defendida. Para alguns, o sector público deve ser mantida e reforçada, uma vez que é uma garantia de igualdade, justiça social e permite que os desequilíbrios sociais não são tão profundas. Para outros, o setor público é ineficiente, caro e intrusiva, para que eles compreendam que deve ser apostado pelo setor privado como o verdadeiro motor da economia e limitar o público a um mínimo.

Do ponto de vista ideológico, os defensores do setor privado seria formações políticas defensores liberais ou neo-liberal e do público seria ideologias sociais democráticos.

Na prática, os dois são sectores afins na esfera econômica, como alguns serviços públicos são geridos por entidades privadas por meio de concessões ou serviços de outsourcing.