Os estados estão distribuídos nas cinco regiões brasileiras, as quais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, são: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Análises geográficas que identificam recortes territoriais a partir de critérios predefinidos que valorizam a singularidade de cada região nas dimensões social, econômica, territorial e ambiental.
A primeira proposta de divisão regional do Brasil surgiu em 1913, para ser utilizada no ensino de geografia. Os critérios utilizados para esse processo foram apenas aspectos físicos – clima, vegetação e relevo. Dividia o país em cinco regiões: Setentrional, Norte Oriental, Oriental, Meridional.
Você sabia que o Brasil é dividido em cinco regiões? São elas: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) considerou apenas aspectos naturais da divisão do país, como clima, relevo, vegetação e hidrografia. Por esse motivo, as regiões também são conhecidas como regiões naturais do Brasil.
Regionalizar é dividir ou classificar o espaço geográfico a partir de critérios específicos. Assim sendo, eu posso classificar qualquer porção do espaço em várias áreas conforme uma característica que eu tenha escolhido antes. Por exemplo: vou regionalizar a área da minha casa.