O relevo pode afetar a disponibilidade de recursos, o custo de transporte e as decisões sobre o uso da terra. O clima pode influenciar a disponibilidade de recursos naturais (particularmente os produtos agrícolas e florestais), e as condições de trabalho e produtividade.
As planícies constituem as formas de relevo mais planas e menos acidentadas, propiciando melhores condições para as atividades humanas.
Resposta. Fatores de atração como clima, qualidade de vida, expectativa de vida, educação, empregabilidade, etc.
Resposta. Explicação: já que um planalto é bem plano é possível ter uma ampla visão de suas terras e a medir melhor suas porcentagens de terra, tanto para a criação de animais quanto para o plantio de alimentos.
Resposta. Resposta: Os relevos mais íngremes são de muita dificuldade para as construções pois é difícil nivelar, as atitudes intensas também, visto que é necessário levar todo o material para essas altitudes e relevos que são em áreas muito sedimentares também causa riscos de desmoronamento.
Para determinar se as condições naturais favorecem a ocupação humana você precisa refletir se na sua região existe uma quantidade considerável de rios, mananciais, represas, clima bom para a agricultura e a ausência de catástrofes naturais. ... Além disso, também reflita se na sua região há a presença da agricultura.
Relevo e sociedade formam diferentes faces de uma mesma composição estrutural, a qual responde pela interação das atividades humanas com a cadeia de elementos naturais. ... Um dos principais problemas quanto ao desequilíbrio entre relevo e sociedade é a ocorrência das erosões, sobretudo em meios urbanizados.
Resposta. A ocupação humana depende muito de um conjunto de fatores - entre eles o relevo. Assim, considerando questões como instabilidade do terreno, desníveis, altura e tipo, o tipo de ocupação será diferente.
O território brasileiro apresenta diferentes formas de relevo. Existem várias classificações do relevo nacional, no entanto, a mais aceita divide o relevo do Brasil em planalto, planície e depressão. Planalto: são terrenos elevados, com altitudes acima de 300 metros.
Resposta: O relevo influência no clima devido à movimentação ou ao impedimento das massas de ar e sua circulação.
As águas dos rios deslocam de forma mais rápida, promovendo um grande desgaste do relevo, esse processo forma vales fluviais, além de promover o transporte de sedimentos para as áreas mais baixas do relevo.
Resposta:O. relevo influencia na agricultura por vários motivos: a quantidade de pedras no solo, a altitude - e a temperatura do local, por exemplo. As áreas planas, por exemplo, são mais propícias a agricultura. Outras áreas, como as várzeas, são ótimas para plantações que precisem de água e etc.
Resposta: O clima influencia a formação da vegetação, e a vegetação contribui para a dinâmica do solo. Dessa forma, é clara a existência de uma relação entre vegetação, clima e solo. ... Onde há ocorrência de clima árido e semiárido as plantas apresentam espinhos no lugar de folhas, como as espécies de cactáceas.
O relevo interfere em alguns casos no clima de uma região, quando o relevo impede a passagem de massas de ar que poderiam determinar as configurações climáticas de um lugar.
Além de contribuir na composição climática, a vegetação contribui diretamente no solo, fertilizando-o com matéria orgânica derivada de folhas, galhos, frutos que caem e passam pelo processo de decomposição transformando-se em nutrientes, sem contar que as raízes das plantas impedem o desenvolvimento de erosões.
Resposta. Resposta: A vegetação de uma região depende muito de outros aspectos da geografia física como o solo e principalmente o clima.
A influência da vegetação sobre o clima ocorre através da alteração de dois elementos atmosféricos: a temperatura e a umidade do ar. ... As formações vegetais possuem a importante função de absorver parte da energia solar que incide sobre a superfície terrestre.
A vegetação desempenha funções importantes para o recinto urbano, pois segundo Mascaró e Mascaró (2002), ela ajuda no controle do clima e da poluição, contribui para a conservação da água, na redução da erosão e na economia da energia, além de promover a biodiversidade e o bem-estar dos habitantes.
Do ponto de vista dos especialistas em meio ambiente, a vegetação das APPs desempenha os importantes papéis ecológicos de proteger e manter os recursos hídricos, de conservar a diversidade de espécies de plantas e animais, e de controlar a erosão do solo e os consequentes assoreamento e poluição dos cursos d'água.
Pesquisas comprovam a importância da vegetação na produção de água com qualidade. Trabalhos desenvolvidos pelo Instituto Florestal (IF) comprovam, de forma inequívoca, que a presença de cobertura florestal em bacias hidrográficas promove a regularização do regime de rios e a melhora na qualidade da água.
A vegetação presente nessas áreas tem a capacidade de retenção de poluentes e facilita a infiltração da água para que o ciclo hidrológico seja regularizado, permitindo o proces- samento de água para os mananciais subterrâneos.
A vegetação que se encontra próximo à águas subterrâneas facilita a drenagem correta, assim como retenção de elementos químicos poluentes, permitindo que o ciclo hidrológico ocorra de forma mais natural.