Eles servem para prevenir e evitar o acúmulo de líquido e sangue no local da cirurgia. Na maioria das vezes utilizam-se drenos que funcionam por sucção. Os drenos são tubos maleáveis de silicone que ligam o local da cirurgia a um reservatório que cria uma pressão negativa.
Sim. Na Abdominoplastia utilizamos um dreno que geralmente é retirado quando iniciamos a drenagem linfática. O objetivo do dreno na Abdominoplastia é evitar o acúmulo excessivo de líquidos nos primeiros dias de pós-operatório.
O procedimento para desobstrução de um dreno de aspiração consiste na realização imediata de uma massagem na extensão do dreno. A obtenção de êxito na desobstrução depende de alguns fatores como: tempo que este dreno está obstruído, se estava fechado o clamp, ou da coagulação da drenagem.
Resultado: Na primeira sessão já é possível perceber diminuição do inchaço nos membros, mas o ideal, segundo Daniel, é fazer de 5 a 10 sessões para se ter um resultado duradouro. "Já vi o resultado se manter por até 6 meses após 10 sessões. Mas depende muito do problema da pessoa.
Portanto para que os resultados sejam efetivos a Drenagem Linfática deve fazer parte da sua rotina. Se o seu caso for de muita retenção de líquido, ela pode ser feita diariamente ou 3 vezes por semana, podendo ser utilizada também em casos de pré e pós-operatório.
A massagem modeladora deve ser feita uma ou duas vezes por semana, e normalmente o tratamento deve ser contínuo, para ter a manutenção dos resultados. Mas em pessoas com alimentação balanceada e atividade física constante indica-se após o tratamento uma sessão a cada 15, 20 dias após a obtenção do resultado esperado.
A realização de drenagem linfática no tratamento da sequela da patologia é contra-indicada durante as crises de erisipela devido a presença do agente infeccioso.
Por isso, recomendamos que a drenagem linfática seja realizadas de 1 a 3 vezes por semana. A drenagem linfática pode ser contra-indicada em casos de insuficiência cardíaca, insuficiência renal crônica, resposta inflamatória crônica, hipertensão,câncer, tromboflebite e gestação de alto risco.
Praticamente todas as pessoas podem se beneficiar da drenagem linfática, salvo aquelas com diagnóstico de câncer, flebite, asma brônquica, bronquite asmática, infecções graves ou agudas, as que apresentam uma parte do corpo inchada com vermelhidão e dor local, as que estão com mal estar, pessoas que sofrem da síndrome ...
Indicações: Linfedema, edemas, pós-cirurgias. Contraindicações: Processos infecciosos ou inflamatórios agudos (deve ser primeiramente tratado com medicamentos prescritos pelo médico) e em casos de inchaço generalizado causado por problemas cardíacos ou renais.
Gostaria de saber se alguém com hipertireoidismo pode fazer drenagem linfática? Pode fazer sem problema algum. Mas importante manter a função tireoidiana bem controlada pra evitar edema.
O paciente diabético também tende a ter um exesso de retenção de líquidos, velha com uma fisioterapeuta, o que seria mais indicado no seu caso, exemplo massagens como drenagem linfática e modeladora, reforço que o ideal é conversar com uma fisioterapeuta sobre quais tratamentos estéticos você possa fazer.