1 preliminarmente, antecipadamente, previamente, primeiro, à frente, antecedentemente, anteriormente, antes, inicialmente, primeiramente, no começo, no início, primitivamente, antes de tudo, precedentemente, primordialmente, com antecedência, de antemão, precocemente, no princípio, antes do mais, a princípio, antes de ...
advérbio Do modo primeiro; que ocorre em primeiro lugar; no começo ou antes de tudo; inicialmente: primeiramente, deve-se abrir a embalagem.
Para os que dizem que está errado, a explicação é simples: primeiramente advém de primeiro, um numeral. Como numeral não pode formar advérbio, não estaria correto fazer uso de primeiramente, até porque ninguém escreve segundamente, terceiramente, e assim por diante.
É o que vem depois de primeiramente. Segundo plano.
Sempre que as frases estiverem na ordem direta, não há vírgula. Primeiramente, vamos lembrar o que é a ordem direta em uma frase. ... Se houver algum elemento que quebre essa ordem, então utilizamos a vírgula.
Não há obrigatoriedade de colocá-los entre vírgulas; mesmo no início, ou no fim da frase. Entretanto, você pode usá-los entre vírgulas se quiser realçar, dar ênfase ao que ele expressa: Infelizmente o juiz viu o pênalti. ... A Vírgula Depois do Sujeito.
Tem mais depois da publicidade ;) * Tendo em vista que o período em questão se constitui pelas orações coordenadas sindéticas (as que possuem conjunção) e pelas assindéticas (as que não a possuem), a vírgula sempre está presente nessas últimas (assindéticas).
A "Vírgula" não é utilizada nos seguintes casos: Entre o sujeito e o verbo da oração, quando juntos: Atletas de várias nacionalidades participarão da grande maratona.
Usa-se vírgula para separar entre si elementos coordenados (dispostos em enumeração): Era uma bela modelo segura, bonita, elegante. Levamos uvas, maças, peras e pêssegos para enfeitar a mesa do jantar. Usa-se a vírgula para marcar elipse (omissão) do verbo: Eles querem comida; nós, arte.
A vírgula e ponto final indicam uma pausa. Ponto final = Pausa maior, fim de uma ideia. Vírgula = Pausa menor, continuação de uma ideia.
O ponto final ( . ), ou simplesmente ponto, é um sinal gráfico que como o próprio nome indica, é utilizado no final de frases declarativas ou imperativas (afirmativas ou negativas), marcando uma pausa mais longa.
Escrever na norma culta na língua portuguesa é de extrema importância para o falante da língua, uma vez que por meio disso se pode falar e ser compreendido. Nesse sentido, se deve usar ponto final e continuar na mesma linha quando se deseja fazer uma quebra no texto, porém continuar no mesmo raciocínio.
Quando usado para destacar um parágrafo, tem o objetivo de encerrar um período e a ele se segue outro período em linha diferente. Este último será conhecido como um ponto continuativo, pois a ele segue um outro período no mesmo parágrafo, até seguir para o ponto final do parágrafo.
Ainda segundo o professor Pestana, o ponto continuativo é aquele que encerra um período e dá início a outro dentro do mesmo parágrafo. Ele não abre uma nova parte do texto, apenas dá seguimento à concatenação de períodos.
O ponto de continuação são os dois pontos, que indicam que seguirão uma série de informações de mesmo nível. Exemplo: O comércio é constituído de: compradores, vendedores, intermediários.
No geral, para representar pausas na fala, nos casos do ponto, vírgula e ponto e vírgula; ou entonações, nos casos do ponto de exclamação e de interrogação, por exemplo. Além de pausa na fala e entonação da voz, os sinais de pontuação reproduzem, na escrita, nossas emoções, intenções e anseios.
O ponto parágrafo indica o fim de um parágrafo, indicando também a necessidade de mudança de linha para o início de um novo parágrafo.
Você não deve pular uma linha para começar a redação, muito menos do título para o começo da mesma. Em casos como esse, você só estará desperdiçando linhas que poderiam ser usadas ao longo do seu desenvolvimento.
É possível notar que, quando utilizado no final do parágrafo, o ponto final possui a função de indicar uma pausa entre o aspecto tratado no parágrafo e o início de um novo aspecto no parágrafo seguinte.