É possível renovar ambientes como cozinha e banheiro sem ter que trocar os azulejos, o que gera barulhos, transtornos e entulho, além de estender demais o período da reforma e demandar mais custos.
Reformas envolvem trabalho intenso e muito quebra-quebra. Se os seus antigos azulejos já não combinam com a sua decoração, você provavelmente considerou a opção de retirá-los mas se lembrou de toda a bagunça que reformas podem causar.
O vinil para autocolantes é trabalhado para ficar extremamente flexível, mas também muito resistente, o que o torna perfeito para a cobertura de superfícies. Provavelmente já se cruzou com muito deste material, sem se dar conta, em montras e painéis publicitários pois devido à sua resistência à exposição solar é muito utilizado para esse fim.
Três camadas são necessárias e é preciso lixar a parede a cada demão de massa e aguardar a secagem. Na hora de pintar a nova superfície, dê preferência pela tinta acrílica acetinada ou semibrilho, que são mais resistentes e fáceis de limpar.
A massa acrílica possibilita nivelar a parede de azulejos eliminando os rejuntes, e qualquer sinais de relevo que as peças cerâmicas possam apresentar, conseguindo assim um aspecto liso de parede em alvenaria comum. A aplicação deve ser feita por um profissional e seguir um processo específico que envolve a limpeza dos azulejos, correção das imperfeições e posteriormente a aplicação de três camadas de massa acrílica intercaladas com o lixamento para um acabamento perfeito. Com os azulejos perfeitamente cobertos já é possível realizar a pintura da parede normalmente, e para um resultado mais duradouro utilize a tinta acrílica que é mais resistente e de fácil limpeza.
São muito indicados para azulejos brancos ou muito claros, mesmo que tenham um pouco de relevo. Em azulejos mais escuros, ou com as juntas danificadas ou escurecidas pode não obter um resultado tão agradável. Se as juntas dos seus azulejos estiverem escuras o melhor é limpá-las muito bem com uma escova e um produto branqueador, ou eventualmente pintá-las.
Outra opção prática e original para quebrar a monotonia de um azulejo antigo e sem graça é aplicar os tecidos adesivos. É possível encontrar esse material com várias estampas e tamanhos e na hora da compra é importante atentar-se para que o modelo escolhido seja a versão impermeável, apta para áreas úmidas como banheiro e cozinha. Assim como os adesivos vinílicos sua aplicação deve ser restrita a áreas onde o tecido não entre em contato direto com a água. Esse tipo de tecido é aplicado através de uma cola já presente na composição do produto e vem protegida por um liner que deve ser removido no momento da aplicação. Sua impermeabilidade protege o tecido contra o acúmulo de sujeira como gordura e outros detritos, tornando sua utilização apta também para o ambiente da cozinha. Para proceder à limpeza diária basta utilizar um pano úmido e detergente neutro.
Neste caso deve ter especial cuidado para não pressionar demais a película de vinil sobre a superfície dos azulejos, para que as juntas não se fiquem a ver. Se quiser algo mais profissional pode optar por nivelar a superfície com uma massa de preenchimento (há em bisnaga, para colocar nas juntas, depois só tem de passar uma espátula para nivelar), e só aplicar o mural de vinil depois deste trabalho.
Se não conhecia este material, não sabe como aplicá-lo nem quanto custa, está no sítio certo. Aqui vai descobrir isso tudo e ainda mais. Venha descobrir que depressa e bem também há quem
!
Eu reformei minha cozinha e em duas paredes retirei o azulejo e coloquei outro revestimento. Mas na outra parede eu queria que ficasse como alvenaria. Foi aplicado sobre o azulejo um produto fosco e sobre ele massa fina que segundo o pintor é muito melhor pra lixar. Essa massa fina e comprada em loja de tintas. Ficou ótimo. Adorei o resultado é recomendo
Trabalho na área de reformas, projetos e manutenção, na engenharia e arquitetura, há mais de 20 anos. As técnicas aqui apresentadas funcionam, contudo a pintura sobre azulejo raramente fica boa. Todos os defeitos, relevos, trincas etc aparecerão né pintura. Utilize este método somente para melhorar ligeiramente o aspecto de encardido e uniformizar a cor. Se a limpera dos azulejos nao fo muito bem feita, com o tempo.a tinta trincar ou sairá como descolando dos azulejos.
Obrigada por acompanhar nossas publicações e por enviar suas dúvidas para que possamos ajudá-lo. Vemos que em seu caso será mais útil que outros usuários e profissionais possam te ajudar respondendo sua pergunta. Em nossa web temos a seção “Pergunte aos Especialistas”, onde poderá consultar qualquer dúvida relacionada ao setor de obras, reformas e arquitetura e as respostas serão muito mais rápidas: perguntas.habitissimo.com.br/reformas
Obrigada pelo seu comentário, que bom saber que você gostou da nossa matéria. :) Todos os dias publicamos conteúdos que poderão te interessar. Siga nos acompanhando e enviando seus comentários, suas dúvidas e sugestões.
Se for se aventurar nessa atividade em vez de contratar um profissional, uma dica é passar a massa em toda a extensão da parede de azulejo, não somente nos rejuntes, pois, com o tempo, a diferença entre a massa e a cerâmica ficará visível no papel.
É importante ressaltar que todos os itens que serão entregues estão detalhados no Memorial Descritivo do empreendimento. Portanto, sempre consulte esse documento antes de fazer a compra para saber como vai receber o imóvel.
Depois destas dicas de como designer de cozinhas pois existem truques que por vezes nos escapam e que fazem toda a diferença. Ora tome nota deste artigo ’7 erros comuns que fazem a sua cozinha parecer mais desarrumada do que é!’
Estes autocolantes que vê na imagem são da TheBolt, com padrões de antigos azulejos portugueses, e são perfeitos para fazer uma parede de efeito completa, ou com azulejos salpicados, ou mesmo uma faixa na parede, como na proposta das imagens. E só custam 2€ por unidade (para azulejos de 20cm por 20cm)!
Existem métodos, porém, que podem poupar a dor de cabeça e facilitar a atualização daquela parede de azulejos antigos. Veja a seguir o guia sobre esses métodos que o bim.bon preparou para você:
Como colocar azulejo (passo a passo)
No entanto, muitas pessoas se perguntam se é possível fazer textura sobre azulejo, devido à sua vitricidade. A resposta é: sim, é possível. ... A preocupação é porque a superfície do azulejo é pouco aderente e pode acabar “descolando”. Esse problema se agrava num ambiente úmido como banheiros.
3- Argamassa sobre azulejo Como a massa corrida não adere à superfície de azulejos, utilize massa acrílica no processo. Três camadas são necessárias e é preciso lixar a parede a cada demão de massa e aguardar a secagem.
Modo de fazer:
Vamos às dicas:
A argamassa deve ser aplicada na base antiga e no verso do revestimento novo. Aplique as peças e limpe-as com uma esponja úmida na medida em que são aplicadas. Para rejuntar, use rejuntes quartzolit: piso sobre piso branco quartzolit: é possível rejuntar depois de 3h.
Remoção com espátula A alternativa mais tradicional é usar uma espátula para retirar a textura. Essa técnica funciona bem quando a textura apresenta pontinhas sobressalentes. Depois do nivelamento feito com a espátula, é necessário lixar a parede até que ela fique bem lisinha.
Use um pulverizador manual portátil de jardim para molhar porções do teto. Pulverize uma área de 3 x 3 do teto. Deixe hidratando por um minuto e, em seguida, pulverize novamente. A textura pipoca é muito seca e porosa, por isso será fácil absorver a água borrifada sobre ela.