A fermentação láctica é comum em células musculares, bactérias, protozoários e fungos, sendo usada para a produção de iogurte, coalhada e queijos.
A fermentação lática, realizada exclusivamente por ação bacteriana (os lactobacilos), ocorre quando a glicólise tem como carboidratos a glicose ou a galactose, obtidas a partir da quebra de uma molécula de lactose (açúcar presente no leite).
164. a) O processo de fermentação láctica ocorre unicamente no músculo, quando o oxigênio não é sufi ciente para a produção aeróbica de energia.
A fermentação é um processo anaeróbio realizado por alguns organismos, como a levedura Saccharomyces cerevisae, bastante utilizada na indústria. Esse processo é realizado por algumas espécies de fungos, bactérias, protistas, bem como por alguns tecidos animais e vegetais.
A fermentação lática nas células musculares é um processo que ocorre de forma alternativa, frente a situações em que o organismo não realiza respiração aeróbia. Naturalmente, por meio do mecanismo aeróbio, são produzidas 38 moléculas de ATP. ...
Resolução: a) As Leveduras realizam a Fermentação sob condições com temperatura adequada (normalmente ambiente), ausência de oxigênio (anaeróbia) e matéria orgânica.
A figura abaixo mostra, de forma esquemática e simplificada, as principais etapas de cada uma das fermentações. Quando realizada pela levedura adequada, o tipo de fermentação que leva a massa do pão a inflar e tornar-se macia é aquela representada: a) Pela produção de ácido lático.
esquemática e simplificada, as principais etapas de cada uma das fermentações. Quando realizada pela levedura adequada, o tipo de fermentação que leva a. massa do pão a inflar e tornar-se macia é aquela representada: * álcool etílico.
Os tipos mais importantes da fermentação são a fermentação lática e alcoólica. A fermentação láctica é assim chamada porque as bactérias que a fazem produzem ácido láctico, que coagula o leite, transformando-o em coalhada ou em iogurte.
Diferenças entre a respiração e a fermentação Na fermentação, a glicose é degradada, na ausência de oxigênio, em substâncias mais simples, como o ácido lático (fermentação lática) e o álcool etílico (fermentação alcoólica). Nesses processos, há um saldo de apenas 2 moléculas de ATP.