Neste poema lírico clássico, o autor procurou expor a natureza ao contrário do amor. Na Antiguidade, o amor era visto como um indivíduo privado de visão, uma doença da razão, uma enfermidade de consequências às vezes devastadoras.
d) Quem ama tem sempre uma inquietação interior. “É nunca contentar-se de contente”. 2 – Que palavra, na última estrofe do texto, resume tudo o que o poeta quer dizer sobre o amor? ... A palavra MAS.
Resposta. O verso 1 diz que o amor , para o eu-lírico, é sentir-se solitário mesmo estando rodeado de gente. ... o verso 3 diz que o amor é o próprio vencedor servir a quem vence. Isso mostra que o amor é um sentimento contraditório, cheio de paradoxos, contrario a si mesmo.
Camões nos mostra como o amor é contraditório. Nos corações humanos amizade, Se tão contrário a si é o mesmo amor?" Nesse trecho do poema ele reforça a ideia de contradição do amor.
Metáforas estão muito presentes em expressões populares, como "dar murro em ponta de faca" e "morto de fome". Exemplo de metáfora na literatura: Amor é fogo que arde sem se ver, é ferida que dói, e não se sente; é um contentamento descontente, é dor que desatina sem doer.
Camões, no conhecido soneto em que tenta definir o amor, enreda-se em uma seqüência de paradoxos: "Amor é fogo que arde sem se ver/ É ferida que dói e não se sente/ É um contentamento descontente/ É dor que desatina sem doer".
Gradação é uma figura de linguagem, relacionada com a enumeração, onde são expostas determinadas ideias de forma crescente (em direção a um clímax) ou decrescente (anticlímax). ... Exemplos como figura de linguagem: Dei um passo, apressei-me, corri.
Gradação é uma figura de linguagem caracterizada por um encadeamento de ideias que pode seguir uma ordem crescente ou uma ordem decrescente. Seguindo uma ordem crescente, a gradação apresenta uma progressão ascendente, intensificando e exagerando a mensagem transmitida.
Ela ocorre mediante uma hierarquia dos termos que compõem a frase. A gradação é empregada por meio da enumeração de elementos frasais. Tem o intuito de enfatizar as ideias numa sentença de ritmo crescente, até atingir o clímax (grau máximo).
Como mencionado anteriormente, as Figuras de Linguagem são classificadas em quatro: figuras de palavra, figuras de sintaxe, figuras de pensamento e figuras de som. A seguir, você confere o conceito e a classificação de cada uma delas.
Figuras de Linguagem, também chamadas de figuras de estilo, são recursos estilísticos usados para dar maior ênfase à comunicação e torná-la mais bonita. ... Figuras de palavras ou semânticas: estão associadas ao significado das palavras. Exemplos: metáfora, comparação, metonímia, catacrese, sinestesia e perífrase.
Já figura de linguagem comparação remete a ação de atribuir semelhanças. Para isso, é comum utilizar termos como: assim, igual a, como, que nem, tal qual, assim como, além de outros. A sinestesia diz respeito a figura de linguagem que abrange a união de sentidos distintos.