O que é o Diagrama de Linus Pauling:
Com o diagrama de Linus Pauling, é possível desenvolver as seguintes tarefas: Distribuir todos os elétrons de um átomo; ... Prever o número de níveis de um átomo a partir de seu número atômico (Z); Prever a classificação de qualquer átomo a partir de seu número atômico (Z).
Pauling apresentou esta distribuição dividida em níveis e subníveis de energia, em que os níveis são as camadas e os subníveis divisões destes (representados pelas letras s, p, d, f), possuindo cada um destes subníveis também um número máximo de elétrons.
Por meio da distribuição eletrônica do átomo de um elemento no estado fundamental no diagrama de energia é possível saber sua família e período na tabela periódica. ... Nesse caso, foram preenchidos 3 níveis, portanto, o sódio é do 3º período.
Em cada camada ou nível de energia, os elétrons se distribuem em subcamadas ou subníveis de energia, representados pelas letras s,p,d,f, em ordem crescente de energia.
Os subníveis eletrônicos são subdivisões das camadas eletrônicas. Eles são designados pelas letras minúsculas, s, p, d e f . Sendo os subníveis g, h e i teóricos (estando vazios nos átomos dos elementos conhecidos).
Validade: 12 meses de acesso
Para fazermos a distribuição eletrônica de um átomo devemos distribuir a sua quantidade total de elétrons em seus subníveis de energia, respeitando o diagrama de Linus Pauling, preenchendo os subníveis de menor energia primeiro e conforme os for completando em suas quantidades máximas seguir para os subníveis seguintes ...
Configuração eletrônica: descreve a estrutura eletrônica de um átomo com todos os orbitais ocupados e o número de elétrons que cada orbital contém. No estado fundamental de átomos com muitos elétrons, os elétrons ocupam orbitais atômicos de modo que a energia total do átomo seja a mínima possível.
Explicação: a configuração é fundamental ou normal, quando todos os elétrons estiverem nos níveis de maior energia.
Considere a seguinte afirmação: “Para um átomo neutro, a configuração chamada ativada (ou excitada) possui elétrons em posições mais energéticas em relação à configuração fundamental”. Com relação ao texto descrito, assinale a alternativa que possui uma configuração eletrônica ativada: I- (z=2) 1s²২৯ নভেম্বর, ২০১৪
[Ne] 3s² 3p³
Número de elétrons no subnível mais energético: o subnível mais energético é o último a ser preenchido, isto é, o 3d. Assim, o número de elétrons nele é 3. Número de elétrons no subnível mais externo: o subnível mais externo é o que fica mais afastado do núcleo, isto é, o 4S. Assim, o número de elétrons nele é 2.
configuração eletrônica de um átomo é dado pela distribuição dos eletrons por nivel de energia. ja a distribuição eletrônica é o modo de como se distribuem na eletrosfera.
Os elétrons, numa região em torno do núcleo de um átomo, orbitam em espaços com quantidades de energia características denominadas níveis eletrônicos, camadas eletrônicas ou camadas de electrões. Uma camada eletrônica é constituída por um grupo de orbitais atômicos com o mesmo valor de número quântico principal n.
2, 8, 4
2,8,18,6