Na pesquisa aplicada, o pesquisador busca orientação prática à solução imediata de problemas concretos do cotidiano. (BARROS; LEHFELD, 2014). ... Segundo Gil (2019), a pesquisa aplicada, abrange estudos elaborados com a finalidade de resolver problemas identificados no âmbito das sociedades em que os pesquisadores vivem.
As modalidades de pesquisa são variedades de investigações que adotam uma técnica, um tipo de objeto a ser investigado, resultando na análise dos dados. Em geral, a pesquisa é qualitativa, visando o aprofundamento do dado; ou quantitativa, que procura trabalhar o dado imediato, mensurando, medindo e quantificando.
A pesquisa aplicada concentra-se em torno dos problemas presentes nas atividades das instituições, organizações, grupos ou atores sociais. Está empenhada na elaboração de diagnósticos, identificação de problemas e busca de soluções. Respondem a uma demanda formulada por “clientes, atores sociais ou instituições”.
De acordo com Gil(1999, p. 42) este tipo de pesquisa “procura desenvolver os conhecimentos científicos sem a preocupação direta com suas aplicações e conseqüências práticas.” Ex.: Pesquisas que têm por objetivo o desenvolvimento de novas linguagens de programação e sistemas operacionais.
Além de sua aplicação em ciências sociais e psicologia, a pesquisa-ação é, hoje, amplamente aplicada também na área do ensino (Engel, 2000). ... Segundo Le Boterf (1984), na pesquisa participante a população envolvida objetiva identificar seus problemas, analisá-los e buscar as soluções adequadas.
2. Quais são os principais elementos da pesquisa-ação em educação?
Em sala de aula, a investigação-ação realizada pelos docentes, torna-se o meio pelo qual o currículo se concretiza. ... Para ele, o objetivo fundamental da investigação-ação é melhorar a prática e a partir dela, gerar conhecimentos, cuja produção e utilização são subordinados a esse objetivo.
Pensando neste reflexão, organizamos de forma detalhada 10 características fundamentais para a realização deste tipo de pesquisa.