A redução no murmúrio vesicular indica pouco movimento de ar nas vias respiratórias, como acontece na asma e na DPOC, em que o espasmo brônquico ou outros mecanismos limitam o fluxo aéreo. Os sons respiratórios também podem ser atenuados na vigência de derrame pleural, pneumotórax, ou lesão obstrutiva endobrônquica.
substantivo masculino Ruído confuso proveniente de várias pessoas que falam ao mesmo tempo, em voz baixa; murmurinho. Ruído das águas que correm, dos ventos que agitam as folhas. Ação ou efeito de murmurar, de falar baixinho, de sussurrar; sussurro, burburinho, murmuração.
Estertores ou crepitações: local da ausculta - mais comuns em lobos dependentes: direito e bases do pulmão esquerdo. Causados por reinflação súbita de grupos de alvéolos e aumento de fluido em pequenas vias aéreas. Som como “esmagamento de papel celofane”. Mais ouvidos durante o fim da inspiração.
A pleuropneumonia causada pela bactéria Actinobacillus pleuropneumoniae é uma doença infecto-contagiosa de distribuição mundial, que causa lesões graves no pulmão e na pleura.
Considera-se pneumonia em paciente com evidência radiológica de pneumonia, com pelo menos um dos seguintes sinais ou sintomas: tosse, dor pleurítica, febre>38ºC, escarro purulento, freqüência respiratória>25 irpm ou ausculta pulmonar compatível (estertores, roncos ou macicez à percussão do tórax).
Entre os principais sintomas de pneumonia estão:
A confirmação, contudo, depende da realização de uma radiografia do tórax, podendo ou não necessitar de outros testes laboratoriais complementares, como o exame simples de sangue – o hemograma – , a análise de escarro e a cultura de escarro e sangue, feitas particularmente para buscar pistas do tipo de agente implicado ...
Sintomas
Os sinais e sintomas da pneumonia incluem tosse com expectoração, febre, calafrios, falta de ar, dor no peito quando se respira fundo, vômitos, perda de apetite, prostração e dores pelo corpo. Pode haver presença de sangue misturado ao escarro (leia: TOSSE E ESCARRO COM SANGUE). A febre da pneumonia é geralmente alta.
O que pode causar a pneumonia e como acontece o contágio? A pneumonia é uma doença provocada por micro-organismos (vírus, bactéria ou fungo) ou pela inalação de produtos tóxicos. Ela pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou, no caso do inverno, devido a mudanças bruscas de temperatura.
A pneumonia, uma inflamação aguda nos pulmões, muitas vezes, é causada por vírus ou bactéria. A doença pode levar à morte se não tratada a tempo, principalmente em crianças ou idosos.