Dissociação é um estado agudo de descompensação mental, no qual certos pensamentos, emoções, sensações e/ou memórias são ocultados, por serem muito chocantes para a mente consciente integrar.
Tratamento. O padrão ouro para o tratamento de transtornos de personalidade é psicoterapia. Tanto psicoterapia individual como em grupo são eficazes para muitos desses transtornos se o paciente estiver buscando tratamento e estiver motivado para mudar.
Pessoas com Transtorno Borderline possuem uma exagerada reatividade no humor, impulsividade, relacionamentos intensos e estáveis. Manifestam situações conflitantes como raiva, tristeza, solidão, pânico e assim por diante. A maneira com se comportam na maioria das vezes assustam o parceiro e pessoas ao seu redor.
Um transtorno é diagnosticado quando esses traços de personalidade apresentam um “desvio” significativo em relação aos outros e são muito inflexíveis, prejudicando a adaptação da pessoa a situações do dia-a-dia e causando sofrimento e incômodo em seus relacionamentos pessoais e outras áreas de sua vida.
Veja algumas dicas sobre como lidar com uma pessoa com Transtorno Borderline: