Os protozoários, em sua grande maioria, apresentam vida livre e são encontrados em diferentes ambientes aquáticos e úmidos. Existem, no entanto, espécies que vivem em associação com outros organismos, como é o caso dos parasitas.
A maioria dos protozoários são de vida livre e aquática podendo ser encontrados na água doce, salobra ou água salgada, levam vida livre também em lugares úmidos rastejando pelo solo ou sobre matéria orgânica em decomposição ou agem como parasitas de diversos organismos, podendo gerar doenças conhecidas por protozooses.
Os protozoários pertencem ao reino Protista, do qual também fazem parte as algas. As algas são protistas autótrofos (fabricam seu próprio alimento por fotossíntese ou quimiossíntese), enquanto os protozoários são heterótrofos (não sintetizam seu alimento).
Os protozoários constituem um grupo de organismos vivos com algumas características bastante peculiares. Todos esses seres apresentam apenas uma célula, sendo, portanto, unicelulares, e não são capazes de produzir seu próprio alimento, ou seja, são organismos heterotróficos.
Os ciliados são protozoários que se locomovem através da movimentação de cílios. Em algumas espécies de ciliados, os cílios também são usados para a ingestão de alimentos. Estes seres vivos pertencem ao filo Ciliophora. Eles podem viver na água ou como parasitas na parte interior do corpo dos animais.
Os protozoários são classificados principalmente, pela forma de se locomover, e aí temos vários grupos: aqueles que se locomovem por meio de cílios (cilióporas); por meio de pés falsos, como os (pseudópodas), por meio de flagelos e assim por diante.
De acordo com o tipo de locomoção e de reprodução, os protozoários podem ser classificados em: Rizópodes, Flagelados, Ciliados e Esporozoários.
Que ou o que se flagelou. 2. Que ou o que foi vítima de um flagelo ou de uma calamidade. ... [ Biologia ] Dotado de um ou mais flagelos (ex.: protozoários flagelados).