Uma laje nervurada é constituída por um conjunto de vigas que se cruzam, solidarizadas pela mesa (parte responsável por absorver os esforços de compressão). Esse elemento estrutural terá comportamento intermediário entre o da laje maciça e o da grelha.
Espessura mínima para laje nervurada Para a NBR 6118, a espessura da mesa deve ser maior ou igual a 1/15 da distância entre nervuras, nunca menor que 4 cm, no caso de estruturas sem tubulações horizontais embutidas.
O Eberick considera como laje armada em uma direção aquela em que o momento positivo máximo em uma direção é inferior a 20% do momento positivo máximo na outra direção.
2b) – também denominada laje armada em cruz. As lajes devem ser consideradas armadas em uma direção quando o resultado da divisão do comprimento do seu maior lado pelo comprimento de seu menor lado for maior que dois, ver Fig.
· Flecha: É o maior deslocamento vertical do plano da laje. Este valor deverá respeitar os limites prescritos pela norma NBR 6118; · Contra-Flecha: É o deslocamento vertical intencional aplicado nas vigotas pré-fabricadas durante a montagem das mesmas, por meio do escoramento, contrário ao sentido da flecha.
Para engastar a laje na viga, basta lançar a laje normalmente (utilizando vigas ou barras para definir seu contorno), e em seguida acessar Elementos ‒ Lajes ‒ Engastar laje em viga. O engastamento entre laje e viga será identificado, no croqui, por duas linhas contínuas paralelas.
Para engastar uma viga no programa, acesse o menu Modelo - Vigas - Engastar (botão ). De modo geral, o engastamento deve ser utilizado havendo a sua necessidade, uma vez que tende a aumentar os esforços da estrutura, deixando-a mais onerosa do que modelos que permitem algum deslocamento.
A ferragem dever ser distribuida no sentido transversal das vigotas como ferro na bitola 4,2 mm espaçadas no máximo a cada 25 cm ou 5.